Oculus compra startup The Eye Tribe

InovaçãoWearable
0 0 Sem Comentários

A Oculus, subsidiária do Facebook para realidade virtual, comprou a startup de rastreio ocular The Eye Tribe. A aquisição não teve anúncio oficial mas foi confirmada pela empresa ao site TechCrunch.

O principal ativo da The Eye Tribe é um kit para programadores que custa 99 dólares e permite rastrear o olhar dos utlizadores em projetos para computadores e software. A ideia é criar interfaces que interagem com o olhar para smartphones e, quem sabe, para os óculos de realidade virtual do Facebook, Oculus Rift.

O montante do negócio não foi revelado, mas a The Eye Tribe conseguiu 3 milhões de dólares de vários investidores, como o Startup Bootcamp, e 2,3 milhões de dólares da The Danish National Advanced Technology Foundation.

Uma outra tecnologia da startup permite aos sistemas de realidade virtual processamento mais eficiente ao gerar apenas gráficos perfeitos quando o utilizador está a olhar diretamente para o ponto em questão. Segundo o TechCrunch, isso poderá ser usado no headset móvel “Santa Cruz” que a Oculus está a desenvolver, permitindo mostrar cenários complexos apesar das limitações do formato móvel.

Outros exemplos da aplicação da tecnologica são o “auto-scrolling”, em que o texto automaticamente avança na página conforme os olhos lêem, sem ser necessário deslizar os dedos. Um vídeo pode parar de imediato se o utilizador desviar o olhar, e os programadores de aplicações poderão receber dados analíticos mostrando que partes são mais visualizadas.

The Eye Tribe surgiu da pesquisa dos seus fundadores na Universidade de Copenhaga, em 2009, que também ajudaram a criar o ITU Gaze Tracker, que é hoje o mais popular software open source de rastreio ocular.

O Facebook não é a única gigante interessada na área: recentemente, a Google comprou uma startup com características semelhantes, a Eyefluence. Entretanto, a startup de realidade virtual com rastreio ocular Fove conseguiu um investimento de 11 milhões de dólares.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor