O2 pode vir a ser comprada pela Hutchison Whampoa

NegóciosOperadoresRedes

A Hutchison Whampoa planeia comprar a unidade britânica da operadora Telefónica por 15,4 mil milhões de dólares. Através do negócio, Li Ka-shing vai procurar revitalizar as operações europeias da empresa da empresa chinesa e reforçar a sua presença no mercado das telecomunicações da região. Operando já no Reino Unido através a sua rede móvel Three,

A Hutchison Whampoa planeia comprar a unidade britânica da operadora Telefónica por 15,4 mil milhões de dólares. Através do negócio, Li Ka-shing vai procurar revitalizar as operações europeias da empresa da empresa chinesa e reforçar a sua presença no mercado das telecomunicações da região.

hutchison whampoa li ka-shing

Operando já no Reino Unido através a sua rede móvel Three, a Hutchison Whampoa, cujo presidente foi considerado pela Forbes o homem mais rico da Ásia, vai conseguir conquistar a liderança do mercado britânico das telecomunicações com a compra da operadora O2 à espanhola Telefónica.

A Hutchison Whampoa começou a estender os seus braços até à Europa no ano 2000, mas o retorno dos investimentos não era suficiente para sustentar as operações na região.

Li Ka-shing tem, então, procurado adquirir os negócios de empresas de telecomunicações que tenham sido flageladas pela austera conjuntura económica europeia.

O plano de aquisição surge somente duas semanas após o magnata chinês ter revelado que a Hutchison Whampoa seria dividida em duas empresas quotas na Bolsa: uma focada em telecomunicações e infraestruturas, e outra em negócios de propriedades e hotelaria.

Este negócio poderá ditar a consolidação do mercado de telecomunicações do Reino Unido.

Certamente que as autoridades reguladoras estarão bastante atentas ao desenrolar de todo o processo entre a Hutchison Whampoa e a O2. Contudo, a Comissão Europeia acordou que a consolidação do mercado de telecomunicações britânico é viável, reduzindo as atuais quatro grandes operadoras (Vodafone, EE, O2 e Three) para apenas três.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor