Nuno Crato preside entrega de Prémio Científico IBM 2013

Negócios

O Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato irá, dentro de momentos, presidir à cerimónia de entrega do Prémio Científico IBM referente ao ano de 2013. Hoje, terça-feira, dia 23 de setembro, pelas 9h30, no Instituto Politécnico de Tomar (IPT) será distinguido um Investigador do ‘HAS-Lab’, centro de investigação da Universidade do Minho, associado ao

O Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato irá, dentro de momentos, presidir à cerimónia de entrega do Prémio Científico IBM referente ao ano de 2013. Hoje, terça-feira, dia 23 de setembro, pelas 9h30, no Instituto Politécnico de Tomar (IPT) será distinguido um Investigador do ‘HAS-Lab’, centro de investigação da Universidade do Minho, associado ao INESC TEC . 

ibm

O galardão, no valor de 15.000 euros, será entregue pela mão do Presidente da IBM Portugal, António Raposo Lima, ao vencedor da 24ª edição do Prémio Científico IBM, Alexandre Madeira, com o projeto “Hibridização de Lógicas: uma abordagem genérica à reconfigurabilidade de software”.

O prémio distingue anualmente o contributo de trabalhos de investigação para o desenvolvimento das Ciências da Computação e Tecnologias de Informação e é este ano entregue ao jovem Investigador de 34 anos, do ‘HAS-Lab’, centro de investigação da Universidade do Minho, associado ao INESC TEC, pela inovação e técnica sólida que apresenta, na fronteira entre a teoria da computação e a matemática, e motivado por problemas concretos da indústria de software para o desenvolvimento de métodos de especificação de sistemas reconfiguráveis.

A entrega deste prémio enquadra-se na Innovation Summit 2014, um evento que aborda os mais recentes avanços tecnológicos e cuja sessão de abertura ficará a cargo do Presidente do IPT, Eugénio Pina de Almeida, seguindo-se uma breve intervenção de Matthias Kaiserswerth, PhD e Diretor de IBM Research Zurich sob o tema “O cientista do século XXI”.

A IBM Portugal instituiu o Prémio Científico em 1990, com a finalidade de distinguir trabalhos nos mais diversos domínios da ciência e tecnologia. Pretende-se estimular jovens investigadores portugueses ou a residir em Portugal desde há três anos a divulgarem os seus projetos, fomentando o relacionamento entre as comunidades empresarial, académica e de investigação científica.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor