NSA desenvolve computador para quebrar códigos encriptados

EmpresasNegóciosSegurança

A Agência de Segurança Nacional norte-americana está a tentar desenvolver um computador que pode quebrar a maioria dos programas de encriptação, sejam eles usados para proteger programas de espionagem de outros países ou contas bancárias de consumidores. A notícia, avançada pelo The Washington Post, é baseada em documentos revelados por Edward Snowden e continua a

A Agência de Segurança Nacional norte-americana está a tentar desenvolver um computador que pode quebrar a maioria dos programas de encriptação, sejam eles usados para proteger programas de espionagem de outros países ou contas bancárias de consumidores.

NSAA notícia, avançada pelo The Washington Post, é baseada em documentos revelados por Edward Snowden e continua a trazer controvérsia sobre o programa da NSA para recolher registos de telefonemas e comunicações via Internet dos cidadãos.

Segundo a publicação, a NSA está a tentar desenvolver um “quantum computer” que pode ser usado para quebrar códigos de encriptação usado para encobrir informação sensível.

Este computador, que iria conseguir fazer vários cálculos de uma só vez em vez de ser em “single stream”, pode levar anos a ser desenvolvido. Para além de conseguir descobrir informação sensível, um computador deste género pode ter implicações em campos como a medicina.

A pesquisa faz parte de um programa no valor de 79,7 milhões de dólares chamado “Penetrating Hard Targets”. Outros investigadores não-governamentais também estão a tentar desenvolver computadores quânticos e não se sabe se o programa da NSA em questão está ou não à frente dos esforços privados.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor