Novo supercomputador da NEC já está apto para utilização

Big DataData-StorageEscritórioInovação

Os novos supercomputadores vetoriais SX-ACE iniciaram operações regulares no Instituto de Engenharia Laser da Universidade de Osaka e no Instituto de Investigação para Mecânica Aplicada da Universidade de Kyushu.

Recorrendo ao SX-ACE, o Instituto de Engenharia Laser da Universidade de Osaka (ILE) pretende explicar o fenómeno do plasma laser através da simulação do fluxo de radiação eletromagnética que envolve múltiplas escalas e físicas.

De acordo com o Instituto de Investigação para Mecânica Aplicada da Universidade de Kyush (RIAM), este produto será igualmente utilizado para simulações de elevado desempenho para que desafios mecânicos relacionados com energias naturais sejam resolvidos, o que inclui a energia eólica, o ambiente global e a fusão nuclear.

O SX-ACE é um supercomputador concebido pela NEC que se destina a aplicações de computação científica e de engenharia, que necessitem de processamento a alta velocidade e simulações avançadas de grandes volumes de dados (Big Data). O produto está equipado com uma CPU (Unidade Central de Processamento) vetorial multi-core que possibilita um melhor desempenho a nível mundial de 64 GFLOPS por core e uma largura de banda de 64 GB/s por core. Face ao modelo anterior (SX-9), apresenta um melhoramento no seu desempenho por bastidor, cerca de 10 vezes superior. Tem, ainda, um desempenho de computação por bastidor de 16 teraFLOPS, atualmente referido como TFLOPS, e uma largura de banda de memória de 16 TBytes/segundo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor