Novo spyware Turla afeta computadores europeus e americanos

Segurança

Centenas de computadores por toda a Europa e Estados Unidos têm sido infetado por um spyware sofisticado que tem passado por todos os filtros de segurança. Este é considerado um dos programas de ciberespionagem mais complexo descobertos até hoje. O software nocivo, apelidado de Turla, de acordo com vários especialistas em segurança informática e agentes

Centenas de computadores por toda a Europa e Estados Unidos têm sido infetado por um spyware sofisticado que tem passado por todos os filtros de segurança. Este é considerado um dos programas de ciberespionagem mais complexo descobertos até hoje.

malware

O software nocivo, apelidado de Turla, de acordo com vários especialistas em segurança informática e agentes de inteligência, foi concebido pelo governo russo e está associado ao software que foi utilizado para concretizar o massivo ataque às forças militares norte-americanas em 2008. Esta conclusão está alicerçada na análise de diversas técnicas empregues por hackers, bem como de indiciadores técnicos e dos seus alvos.

Jim Lewis, membro sénior do Centro para Estudos Estratégicos e Internacionais em Washington, diz que o malware transporta a unívoca assinatura do governo da Rússia e que está associado a outras investidas russas.

Apesar dos especialistas afirmarem que todos os indícios apontam para que o software seja de origem russa, é, no entanto, impossível confirmar tais suspeitas a não ser que Moscovo reivindique a responsabilidade. Muitas vezes a identidade dos perpetradores está oculta, o que dificulta, e muitas vezes impossibilita, a apreensão e punição dos criminosos.

Esta ameaça chegou somente ao conhecimento público por causa de uma publicação da empresa alemã G Data relativamente a este vírus.

O Gabinete de Segurança Federal russo recusou emitir qualquer parecer relativamente às acusações. O mesmo o fizeram os oficiais do Pentágono e do Departamento de Segurança Nacional norte-americano.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor