Novo CEO da Alibaba de olhos postos nos mercados externos

Negócios

A Alibaba vai continuar a apostar na sua expansão para lá do mercado chinês. Sob o comando do novo diretor executivo Daniel Zhang, a gigante do e-commerce vai está a colocar a internacionalização no topo da sua lista de prioridades. Tendo gozado de um forte crescimento nos últimos tempos, a Alibaba deu, esta semana, as

A Alibaba vai continuar a apostar na sua expansão para lá do mercado chinês. Sob o comando do novo diretor executivo Daniel Zhang, a gigante do e-commerce vai está a colocar a internacionalização no topo da sua lista de prioridades.

daniel zhang alibabaTendo gozado de um forte crescimento nos últimos tempos, a Alibaba deu, esta semana, as boas-vindas a um novo CEO. Zhang, sucessor de Jonathan Lu, está determinado a expandir as raízes da Alibaba, ao mesmo tempo que o mercado chinês do comércio digital poderá estar a aproximar-se do ponto de saturação.

Mas para conseguir combater esta eventual contração, Zhang terá de potenciar a estratégia de internacionalização da Alibaba, considerando que uma parte significativa das suas receitas é gerada na China, o seu mercado doméstico.

O diretor executivo assegura que a empresa vai continuar a investir em negócios, existentes ou novos, nos mercados além-fronteiras. Atualmente, o número de transações feitas no site da Alibaba é maior do que o total combinado das realizadas nas plataformas do eBay e da Amazon.com.

Zhang reconhece que só a internacionalização poderá garantir longevidade à Alibaba. Contudo, nos primeiros três meses deste ano, as receitas internacionais da empresa subiram 27 por cento, para os 264 milhões de dólares. Este valor representa nove por cento do total de receitas, comparativamente aos 11 por cento que representavam no mesmo período de 2014, o que significa que, se a Alibaba quer fortalecer a sua posição no estrangeiro e escudar-se da nuvem negra que começa a enformar-se sobre o mercado digital chinês, terá de reforçar os seus investimentos nos mercados externos e a sua abordagem estratégica.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor