Novo Android Oreo já chegou

MobilidadeSO

A Google apresentou o seu mais recente sistema operativo, o Oreo. O Android 8.0 foi apresentado ontem, aproveitando o eclipse do sol em Nova Iorque, e quer melhorar o desempenho, é mais seguro, rápido e também mais inteligente.

Entre as novas as funcionalidades estão o picture-in-picture, que possibilita ver duas aplicações de uma só vez; selecção de texto inteligente, que relembra o utilizador de várias coisas, tais como, registos, para entrar nas aplicações favoritas com maior uma velocidade;  pontos de notificações, que permitem ao utilizador ver rapidamente o que há de novo nas suas aplicações; autofill, que torna o uso de gestores de passwords mais fácil; novo ecrã de definições e emojis redesenhados com 60 novas opções.

Segundo a Google, com o Android Oreo “é possível iniciar tarefas muito mais rapidamente em virtude de uma velocidade de boot mais rápida (duas vezes mais rápida no Pixel).”

Além disso, o Instant Apps do Android vem activado por default, o que significa que é possível utilizar instantaneamente novas aplicações sem a necessidade de as instalar.

A segurança é um ponto de destaque do novo Android 8.0. O novo sistema operativo é mais seguro, através da integração do recurso Protecçao Google Play  e tem novas funcionalidades como colocar status de segurança importantes na frente e ao centro das definições, controlos de instalação ao nível de aplicações, entre outras.

A gigante tecnológica indicou também que disponibilizou as fontes para o Android Open Source Project (AOSP) de forma a que todos os desenvolvedores e fabricantes possam começar a explorar o código do novo SO.

O Android 8.0 Oreo vai ser disponibilizado em primeiro lugar nos Pixel e Nexus 5X/6P, Pixel C e Nexus  Player, o que deverá acontecer durante as próximas semanas. Quanto aos restantes dispositivos, está previsto que fabricantes como a  HTC, Oppo, Sharp, Nokia, Sony, Huawei, Samsung, LG, lancem actualizações ou novos equipamentos com o Android 8.0 O no final de 2017.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor