Nova plataforma IBM Verse reinventa email empresarial

CloudEmpresasMobilidadeNegóciosSegurança
0 13 Sem Comentários

IBM Verse é o nome da mais recente plataforma lançada pela IBM em Portugal. Esta solução pretende ser uma abordagem inovadora face ao email corporativo tal como o conhecemos, integrando todas as formas de conexão entre colaboradores – email, reunião, partilha de ficheiros, calendário, mensagens instantâneas, atualizações de redes sociais, chats de vídeo e muito mais – num único ambiente de colaboração. Incorporando soluções de cloud computing, social business e analytics, com a tecnologia cognitiva do IBM Watson, o IBM Verse é o resultado de um investimento de cem milhões de dólares em design e inovação por parte da companhia, e está desenhado para plataformas móveis e web.

A nova plataforma IBM proporciona, segundo a empresa, um novo formato de conversação e uma nova forma de relacionamento entre colegas, clientes e parceiros. Sendo o primeiro sistema de mensagens que visa responder à ‘procura multifacetada’, permite aos utilizadores localizarem e recuperarem informações específicas em todas as ferramentas do email de uma forma imediata.

“Esta ferramenta é a primeira plataforma de email e mensagens que consegue, ao longo do tempo, e através de soluções de analítica, ir aprendendo as preferências dos utilizadores e antecipar as tarefas diárias de forma inteligente, possibilitando uma experiência mais intuitiva e objetiva ao colaborador. Além disso, a plataforma está alojada na cloud da IBM, permitindo uma rápida implementação, ao mesmo tempo que segue os padrões de segurança exigidos pela indústria”, sublinhou, em nota de imprensa, Joaquín Lacambra, Diretor da Divisão de Software & Soluções de Analytics, Commerce e Security da IBM Portugal.

Entre as múltiplas funcionalidades do IBM Verse, a empresa destaca, ainda, a priorização inteligente de mensagens e tarefas, a personalização de ferramentas, a colaboração intuitiva em todos os dispositivos, a visualização imediata dos perfis de colegas e colaboradores, e o acesso rápido à estrutura das equipas de trabalho, por forma a mais eficazmente controlar, gerir e delegar tarefas. As valências do IBM Verse pretendem ir muito além das versões de correio eletrónico comuns que, pelo contrário, recebem cada vez mais publicidade e emails indesejados, muitos deles infetados com malware.

Apesar de o email ser considerado um dos avanços mais significativos na produtividade dos colaboradores de uma empresa nos últimos 30 anos, tornou-se atualmente num dos maiores encargos organizacionais. Analistas do setor de TI estimam que 108 mil milhões de emails de trabalho sejam enviados diariamente, exigindo aos colaboradores a verificação das suas caixas de entrada numa média de 36 vezes por hora. Para agravar o problema, estima-se também que apenas 14 por cento dos emails que entram na nossa caixa de correio sejam realmente importantes.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor