Nova geração DSL atinge velocidades até 1 Gbps

EmpresasNegócios

A nova geração de DSL promete atingir velocidades de 1Gbps em cabos de cobre. O padrão G.fast usa a secção de banda larga dos 106 MHz e atinge grandes velocidades, o mesmo que se consegue atualmente com fibra ótica. O DSL permite ter banda larga através das linhas telefónicas tradicionais, aplicando uma técnica de modulação

A nova geração de DSL promete atingir velocidades de 1Gbps em cabos de cobre. O padrão G.fast usa a secção de banda larga dos 106 MHz e atinge grandes velocidades, o mesmo que se consegue atualmente com fibra ótica.

DSL-homeO DSL permite ter banda larga através das linhas telefónicas tradicionais, aplicando uma técnica de modulação que permite a circulação pelo mesmo fio de voz e dados. O novo padrão consegue operar a uma frequência mais larga, permitindo atingir estas velocidades.

No entanto, este padrão opera numa frequência que o coloca dentro do espectro de rádio FM, podendo causar interferências. Mas as altas frequências também permitem que haja interferências entre os fios de cobre do cabo.

Estas questões já estão a ser trabalhadas pelo International Telecommunication Union’s, mas o facto de o standard estar limitado a uma distância máxima de 250 metros é uma questão mais difícil de ultrapassar.

A ITU não pretende que o standard substitua outros como a fibra. Está a desenvolvê-lo como uma forma mais barata de ligar as casas à infraestrutura existente, resolvendo o troço final que liga o cliente à infraestrutura de fibra, devendo estar finalizado daqui a pouco mais de dois anos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor