NOS utiliza tecnologia Cisco em serviços de vídeo e banda larga

CloudGestão de RedesOperadoresRedes

A NOS está a utilizar a tecnologia Cisco para permitir a implementação eficiente de serviços de vídeo e banda larga (DOCSIS) através de uma infraestrutura de acesso única que visa garantir a utilização otimizada da rede, ao mesmo tempo que reduz as despesas operacionais. De acordo com um relatório da Ovum, menos de um ano

A NOS está a utilizar a tecnologia Cisco para permitir a implementação eficiente de serviços de vídeo e banda larga (DOCSIS) através de uma infraestrutura de acesso única que visa garantir a utilização otimizada da rede, ao mesmo tempo que reduz as despesas operacionais.

cisco

De acordo com um relatório da Ovum, menos de um ano depois do seu lançamento, 94% dos subscritores da NOS Iris estão a utilizar de forma ativa os serviços de cloud vídeo adicionais, o que, em conjunto com o crescimento do tráfego de Internet, criou um aumento de pressão na infraestrutura de banda larga e a necessidade de uma abordagem flexível da rede.

A Converged Cable Access Platform (CCAP) da Cisco pretende dar resposta a este desafio e garantir simplicidade operacional, velocidade de serviço e escalabilidade ao negócio de cabo da NOS. Assim, através da convergência de banda larga e serviços de vídeo, a NOS será capaz de transferir capacidade entre vídeo e DOCSIS apenas através do ajustamento do software de orquestração – ativado pela Cisco ESP e pela programabilidade da CCAP da Cisco.

Com o apoio de múltiplos formatos de segurança para vídeo, a solução permitirá à NOS garantir o fornecimento seguro de conteúdos VOD através IP, em linha com o padrão DVB em toda a plataforma CCAP da Cisco.

A implementação assegurará à NOS a simplicidade operacional apenas com a utilização de um conector físico único para DOCSIS e serviços de vídeo oferecidos ao utilizador final. Refira-se que a implementação inclui a uBR10K, a 3G60, a RF Gateway 10 e o cartão DS384.

“Temos vindo a crescer de forma consistente na nossa oferta de serviços vídeo através da plataforma IP desde o lançamento da nossa plataforma Iris, o que, por sua vez, aumentou a pressão sobre a nossa rede de acesso à banda larga. Através da convergência de ambos, estamos a garantir que podemos investir na capacidade correta, no sítio e no timing correto. A solução CCAP da Cisco provou que nos garante a eficiência operacional que necessitamos, permitindo-nos continuar a oferecer experiências inovadoras aos nossos subscritores”, destaca Miguel Veiga Martins, CTO da NOS.

“A NOS é pioneira na indústria de cabo e já demonstrou amplamente os benefícios da inovação no serviço para a retenção dos clientes e crescimento de receitas em mercados desafiantes. Esta implementação é um testemunho do sucesso dos serviços da NOS e irá fornecer-lhes ainda maior flexibilidade para inovar no futuro”, refere Yves Padrines, Vice-Presidente e Responsável de Fornecedores de Vídeo da Cisco para a Europa, Médio Oriente, África e Rússia.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor