NOS lança plataforma de analytics para o setor do Turismo

Negócios

A operadora anunciou, ontem em Lisboa, o lançamento de um Portal de Informação Turística que permite o acesso a dados sobre a presença de turistas estrangeiros e a previsão da procura de Portugal como destino. O evento contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

A plataforma conta com o apoio do Turismo de Portugal e reúne indicadores agregados e anonimizados da atividade turística de estrangeiros no nosso país, por municípios.  Entre os dados consta informação sobre pressão turística, densidade turística, diversidade turística, diversidade de divisas, “weekenders”, ou seja, afluência turística nos fins-de-semana, atração almoço/jantar e retenção noturna, que corresponde à afluência turística no período noturno.

Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, referiu que o Portal de Informação Turística “enquadra-se na matriz de inovação da NOS, aplicada à estratégia de apoio e dinamização das Cidades Inteligentes, reforçando o Turismo como uma área crítica para o desenvolvimento económico e coesão social em todo o território”.

É  “uma ferramenta inovadora para o turismo, que permite fazer uma gestão inteligente dos dados e, deste modo, contribuir para a criação de novas centralidades com base nos fluxos registados, desconcentrando, desta forma, a procura turística, um dos objetivos da Estratégia de Turismo 27”, acrescentou Ana Mendes Godinho,  Secretária de Estado do Turismo.

Já o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, indicou que  a plataforma servirá para “reforçar o posicionamento de Portugal enquanto hub global de inovação e desenvolvimento digital no setor do turismo”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor