NOS e Vodafone fazem parceria para partilha de fibra

Gestão de RedesMobilidadeOperadoresRedes

As duas operadoras celebraram hoje um acordo de desenvolvimento e partilha de infraestrutura de abrangência nacional. A parceria terá início a partir do início de 2018 e vai abarcar cerca 2,6 milhões de casas e empresas.

O acordo abrange a partilha recíproca de fibra escura e de, pelo menos, 200 torres móveis, e institui que cada uma das entidades partilha com a outra um valor equivalente de investimento.

A Vodafone e a NOS vão manter total autonomia no desenho das ofertas comerciais, na escolha das soluções tecnológicas e a gestão da base de clientes será independente, bem como a confidencialidade no tratamento da informação dos consumidores.

Segundo as empresas, a parceria vai, no entanto, criar condições para uma maior dinamização do mercado, ao criar mais concorrência e ao permitir a disponibilização de serviços de elevada qualidade e mais escolha.

“Este acordo representa um passo muito importante no nosso compromisso com Portugal e com os portugueses. Com a expansão da sua rede de fibra de última geração e o reforço da sua cobertura móvel, a NOS mantém o seu compromisso de investimento na criação de condições que, não só permitirão às empresas portuguesas prepararem-se para responder ao desafio da transformação digital, mas também às famílias que terão assim a oportunidade de escolher as melhores ofertas e um serviço de excelência”, afirma Miguel Almeida CEO da NOS.

De referir que, a parceria vai permitir que a NOS chegue a 4,4 milhões de casas passadas, até ao final de 2018, e que a Vodafone chegue a cerca de 4 milhões de casas passadas.

“Este acordo permite à Vodafone Portugal levar o seu serviço a mais Clientes, aumentando a concorrência no mercado em benefício das famílias e empresas portuguesas. A partir de hoje damos um passo significativo para que todos os portugueses possam ter acesso à melhor oferta do mercado, contribuindo decididamente para a materialização da Sociedade Gigabit em Portugal”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor