Nokia confirma o fim de Symbian

Mobilidade

Depois de uma longa história no mercado móvel, a Nokia deixa de vender equipamentos Symbian ainda este Verão. O sistema operativo móvel Symbian tem acompanhado por uma longa caminhada, aquela que já foi a número 1 no mercado de telemóveis. A Symbian foi criada na década de 80 pela Psion e durante duas décadas acompanhou

Depois de uma longa história no mercado móvel, a Nokia deixa de vender equipamentos Symbian ainda este Verão.

nokia-n8_symbian-anna(1)O sistema operativo móvel Symbian tem acompanhado por uma longa caminhada, aquela que já foi a número 1 no mercado de telemóveis.

A Symbian foi criada na década de 80 pela Psion e durante duas décadas acompanhou a sua principal apoiante, até que esta decidiu abandonar a plataforma.

Em conjunto com outras grandes empresas como a Motorola e Ericson, a Psion criou a Symbian em 1998 e neste mesmo ano formalizou-se esta ligação Symbian e Nokia que em 2008 afirma o controlo total da empresa.

Foi o primeiro sistema operativo de relevo para dispositivos móveis, mas  foi perdendo apoios ao longo do tempo com a abertura de novas concorrências.

O percurso da plataforma no mercado começou a ser abalado depois do lançamento do iPhone e do iOs assim como o surgimento do Android.

Como mudança de estratégia, a Nokia utilizou o Windows Phone como plataforma de referência para smartphones juntando a Microsoft.

Esta parceria não só afastou ainda mais a Symbian do mercado como também significou o fim da linha para outras apostas da Nokia.

Em Outubro do ano passado a Nokia apenas vendeu 2,2 milhões de smartphones com o Symbian, enquanto que no mesmo período vendia 4,4 milhões de unidades de telemóveis inteligentes com o Windows Phone.

A Nokia revela que leva 22 meses a colocar um smartphone no mercado enquanto que o mesmo processo com Windows Phone leva menos de um ano, daí justificar o abandono.

A fabricante de telemóveis finlandesa em conjunto com o primeiro grande sistema operativo móvel do mercado deixaram equipamentos que fizeram história na relação que os uniu durante anos, entre eles Nokia Communicator 9210, Nokia 7650, Nokia 7710, Nokia N70 fechando com o equipamento que encerra o reinado da Symbian na Nokia, PureVieu 800.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor