Nikon quer investir em empresa de tecnologia de saúde Optos

Negócios

A Nikon anunciou a intenção de adquirir a Optos,uma empresa tecnológica britânica dedicada a doenças oculares. Caso a compra se verifique, esta será a primeira incursão da japonesa no setor da saúde, área em que tem vindo a demonstrar crescente interesse. A Optos é um dos principais nomes no que diz respeito à prevenção de

A Nikon anunciou a intenção de adquirir a Optos,uma empresa tecnológica britânica dedicada a doenças oculares. Caso a compra se verifique, esta será a primeira incursão da japonesa no setor da saúde, área em que tem vindo a demonstrar crescente interesse.

nikon

A Optos é um dos principais nomes no que diz respeito à prevenção de doenças oculares e ao teste das mesmas, vendendo equipamentos que permitem detetar sintomas como a tensão alta ou até mesmo evidências de cancro. A Nikon parece surgir descontextualizada neste cenário mas já há muito que a empresa, conhecida pelas câmaras fotográficas, ambicionava alargar a sua área de intervenção para a saúde.

É com esse propósito que a Nikon anunciou a intenção de comprar a britânica Optos num negócio que aumentaria o valor da última para aproximadamente 355 milhões de euros e que representaria para a Nikon o seu primeiro envolvimento no setor das tecnologias da saúde.

A compra da Optos é descrita como “uma importante transação estratégica” por Kazuo Ushida, presidente da Nikon, que também afirma estar “confiante de que a combinação Optos/Nikon criaria um player mundial no campo da retina e beneficiaria significativamente os acionistas” de ambas as empresas envolvidas no negócio.

Resta apenas a aprovação dos acionistas para que a aquisição se realize mas, por agora, tudo indica que a decisão será favorável contando já com 13,2 por cento de aprovação. Caso este cenário se verifique, poderá ser bastante positivo para a Optos que verá os seus produtos por todo o mundo, ultrapassando o atual mercado norte-americano, o único onde tem tido maior expressão.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor