NEC lança tecnologia SLD

Gestão de RedesInovaçãoRedes

A nova tecnologia SLD de próxima geração divulgada pela NEC Energy Solutions, uma subsidiária da NEC Corporation, vem reforçar o leque de tecnologias de armazenamento de energia disponíveis na sua plataforma de armazenamento de energia GSS.

Esta tecnologia de armazenamento de energia SLD utiliza células de iões de lítio que têm por base a tecnologia química de lítio e óxido de manganês da NEC. É disponibilizada através de um sistema completo chave-na-mão ou através de equipamentos autónomos montados em bastidor, o que, segundo o comunicado, continuará a assegurar a elevada qualidade, fiabilidade, segurança e densidade energética que caracterizam os produtos de armazenamento de energia da NEC Energy Solutions.

Adicionalmente, a tecnologia SLD apresenta um preço até 30 por cento inferior ao das restantes soluções de armazenamento da empresa.

Otimizada para aplicações de armazenamento de energia que operam num intervalo de uma a quatro horas de duração, esta tecnologia SLD vem aumentar o portefólio da NEC Energy Solutions, que já integra a tecnologia HR para potências elevadas e a tecnologia LD para aplicações de longa duração. Cada uma destas tecnologias integra a plataforma GSS da NEC Energy, uma solução de armazenamento de energia AC completa, chave-na-mão, incluindo armazenamento de energia, conversão de potência e o sistema de controlo de energia AEROS, próprio da NEC Energy.

Atualmente, mais de 110 MW destas soluções já foram instaladas em vários pontos do globo, assegurando mais de 99 por cento de disponibilidade comercial, segundo dados fornecidos pela própria empresa. Os sistemas de armazenamento de energia DC estão disponíveis comercialmente em contentores estandardizados ou em bastidores autónomos de armazenamento de energia, com 700V e 950V.

A tecnologia SLD estará disponível para instalação a partir do primeiro trimestre de 2016, sendo que, para já, é apenas oferecida pela força de vendas da empresa à sua base de clientes, em todo o mundo.

Bud Collins, CEO da NEC Energy Solutions afirma no mesmo documento que “com a introdução da nossa nova tecnologia SLD, conseguimos aumentar o valor do armazenamento de energia para suportar aplicações tais como “peak shifting”, reserva primária, integração de renováveis e “peaking power”. “Estes sistemas SLD irão fornecer até 140MWh de capacidade de armazenamento de energia por cada 4.000m2 de espaço ocupado, incluindo conversão de potência, controlos e sistemas de gestão térmica.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor