NEC integra FIWARE Foundation para reforçar estratégia da Internet das Coisas

EmpresasInovaçãoSoftware
0 0 Sem Comentários

A NEC Corporation anunciou uma parceria que visa integrar a FIWARE Foundation como membro platina. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que promove a divulgação da tecnologia FIWARE. O intuito é de reforçar a oferta da empresa japonesa, no que diz respeito a soluções de Internet das Coisas.

De acordo com o comunicado de imprensa, a NEC irá juntar-se ao conselho de administração e ao comité de direção técnica da fundação FIWARE, os órgãos de tomada de decisão da fundação. A medida contribui para o desenvolvimento, padronização e promoção da tecnologia FIWARE, com o objetivo de acelerar a evolução dos mercados de cidades inteligentes e de indústrias inteligentes, através da utilização da IoT (Internet das Coisas).

A FIWARE é uma plataforma de middleware que foi desenvolvida no âmbito do Projeto de Parceria Público-Privada para a Internet do Futuro da União Europeia (FI-PPP). Baseia-se em software de código aberto que possui um conjunto padronizado de APIs abertas, visando promover a utilização, em múltiplos mercados,  de dados e serviços colaborativos por parte das empresas e municípios que prestam serviços públicos.

“A Fundação FIWARE é um compromisso visível das empresas europeias para trazer serviços de Internet mais inovadores aos consumidores, aos cidadãos, às empresas e ao sector público. Damos as boas-vindas à NEC como membro platina da FIWARE Foundation e estamos ansiosos para escrever a história futura da FIWARE juntamente com a NEC. Estou orgulhoso do compromisso da NEC em fornecer soluções com base no FIWARE para o mercado no Japão, especialmente na área das Cidades Inteligentes e da Industria Inteligente, que também são áreas de foco da Fundação FIWARE “, afirma Ulrich Ahle , CEO da FIWARE Foundation, com sede na Alemanha.

A empresa realça ainda que muitas cidades e empresas na Europa e noutras partes do mundo adotaram a FIWARE para os seus sistemas relacionados com as cidades inteligentes. Por exemplo, a NEC forneceu soluções baseadas em FIWARE para a cidade de Santander, em Espanha, para ajudar a desenvolver o serviço de gestão de recolha de resíduos da cidade e também para Wellington, na Nova Zelândia, para ajudar a prever o volume de tráfego e entender as situações ambientais na cidade, contribuindo assim para comunidades mais eficientes e seguras. A cidade de Kawasaki, no Japão, também capitalizará o know-how da NEC para otimizar os seus serviços de recolha de resíduos industriais.

“A NEC fornecerá soluções sociais avançadas e contribuirá para a realização de uma sociedade super inteligente (Sociedade 5.0), para a qual as capacidades únicas da FIWARE, incluindo o uso de dados e serviços colaborativos em múltiplos mercados, terão um papel crucial”, disse Yasunori Mochizuki, Vice-Presidente Sénior de Estratégia IoT, da NEC Corporation.

Deste modo, a NEC irá reforçar as suas soluções IoT, combinando o FIWARE com os ativos existentes da NEC, tais como o seu conjunto de tecnologias IA de ponta, “NEC the WISE” e a sua plataforma de integração de sistemas, “NEC the Wise IoT Platform”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor