NEC inova com tecnologia que localiza objetos semelhantes em múltiplos vídeos

Projetos
0 0 Sem Comentários

A NEC anunciou o desenvolvimento da tecnologia “Profiling Across Spatio-Temporal Data” que, segundo a empresa, classifica rapidamente objetos semelhantes registados em múltiplos vídeos, permitindo a procura de objetos quase em tempo real utilizando critérios como o tempo, o lugar e o comportamento.

Quando combinada com as soluções de reconhecimento facial da NEC, esta tecnologia consegue analisar, em apenas dez segundos, garante a empresa, mais de um milhão de imagens faciais a partir de um vídeo de vigilância com duração de 24 horas, e detetar pessoas semelhantes que apareçam com frequência e por longos períodos de tempo no mesmo lugar.

De acordo com a NEC, a nova tecnologia agrupa objetos, bem como pessoas, a partir de múltiplos vídeos, tendo por base o “nível de semelhança”, e organiza o grupo numa estrutura de gestão de dados em árvore. Esta estrutura permite pesquisar mais rapidamente objetos semelhantes através da simples comparação do nível de semelhança de cada grupo, em vez de comparar cada objeto um por um. Para além disso, esta tecnologia classifica instantaneamente novos objetos a partir das imagens de vídeo e decide a que grupo os objetos recém-capturados pertencem.

“Esta tecnologia inovadora permite que as agências de segurança pública consigam extrair mais informação de uma grande quantidade de dados de vídeo”, afirmou, em comunicado, Yuichi Nakamura, diretor-geral da Green Platform Research Laboratories da NEC Corporation.

“Esta tecnologia pode, por exemplo, ajudar na prevenção do crime e a acelerar as investigações criminais através da deteção de pessoas não autorizadas que aparecem com frequência em áreas restritas. Estamos a planear a comercialização desta tecnologia nos próximos dois anos, estando entretanto a trabalhar para alargar a sua aplicação a outros tipos de dados, para além dos dados de vídeo, incluindo som e texto”, acrescenta o responsável.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor