NEC implementa cabo submarino com 50Tb em extensão superior a 10.000 km

InovaçãoRedes

A NEC Corporation anunciou que demonstrou uma capacidade de transmissão de 50.9 terabits (Tb) por segundo numa única fibra ótica, sobre uma distância superior a 11.000 km. Esta é a primeira vez que se consegue atingir esta velocidade em uma extenção tão grande e tal aconteceu graças à utilização de amplificadores de fibra erbium-doped (EDFA) de banda C+L.

Este novo recorde em termos de capacidade por distância, de 570 Pb-km (Petabit por segundo quilómetro), está alinhado com a estratégia da empresa japonesa de impulsionar a marca de 50Tb de capacidade para distâncias transpacíficas.

O uso eficiente da largura de banda, a um nível próximo do limite de Shannon, o limite fundamental de eficiência espectral nas comunicações óticas, foi uma das premissas para a meta alcançada.

Existe mais do que uma maneira de projetar formatos de modulação que podem aproximar-se do limite de Shannon no regime linear, no entanto, a maioria deles não permite obter bons resultados quando operados no regime não linear dado que sofrem mais falhas de desempenho. Assim, de acordo com a NEC, os seus investigadores desenvolveram um algoritmo de otimização multinível linear e não-linear.

Através deste algoritmo, a NEC obteve uma constelação otimizada de 32QAM (opt32) que atinge uma capacidade próxima da capacidade de Shannon mas, mais importante ainda, possui um limite de capacidade não linear maior, o que é especialmente relevante para a transmissão submarina.

Além disso, este novo formato de modulação é muito mais fácil de implementar, uma vez que não requer decodificação iterativa ou codificação não uniforme. Como tal, a NEC conseguiu uma eficiência espectral sem precedentes de 6,14 b/s/Hz numa distância transpacífica.

Por outro lado, os investigadores da companhia nipónica também desenvolveram um projeto de amplificador bidirecional com patente pendente que reduz o ruido efetivo e a complexidade do dispositivo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor