NEC e Bristol Is Open estabelecem parceria

Big DataData-StorageEmpresasNegóciosSoftware

A NEC assinou um acordo de parceria de longo prazo com a Bristol Is Open, uma iniciativa ambiciosa de cidade inteligente no Reino Unido.

A Bristol Is Open é uma joint venture entre a Câmara Municipal de Bristol e a Universidade de Bristol, e visa criar a primeira cidade aberta e programável do mundo para apoiar a criação de novos e inovadores serviços inteligentes destinados às pessoas, aos negócios e às universidades. Daqui resultarão melhorias numa ampla gama de serviços, incluindo a gestão de tráfego, a gestão de resíduos, o entretenimento, a democracia digital e o fornecimento de energia.

Segundo a NEC, esta parceria permite demonstrar novas abordagens de transformação digital à escala urbana, perseguindo o seu objetivo de criar novo valor social para os evoluídos mundos de amanhã. Adicionalmente, contribui para que a Bristol Is Open possa atingir o seu objetivo de criar a primeira cidade aberta e programável do mundo, com uma rede digital urbana que inclui fibra ótica terrestre, uma rede de acesso sem fios experimental, e uma rede em Radiofrequência (RF) que cobre grande parte da cidade.

“Para a NEC é particularmente relevante o trabalho da Bristol Is Open porque partilhamos a sua convicção de que é necessário aumentar o nível de transformação digital para se alcançar a cidade inteligente do futuro. A NEC tem o prazer de apoiar e endossar o desenvolvimento feito pela Bristol Is Open na área de redes definidas por software, como alicerce da Internet das Coisas e do Big Data, soluções necessárias para abordar questões críticas enfrentadas pelas comunidades urbanas em todo o mundo”, afirma, em nota de imprensa, Dejan Bojic, diretor do Smart Solutions Programme da NEC Europa.

“A Bristol realizou um estudo aprofundado dos mecanismos de provisionamento da rede no contexto das cidades inteligentes, abordando a conetividade de forma tecnologicamente agnóstica, heterogénea e definida por software, à escala urbana. Esta abordagem flexível visa endereçar muitas das restrições decorrentes da atual arquitetura rígida das redes disponíveis comercialmente. Com a colocação da nossa rede ao serviço, ao longo de 2016, iremos demonstrar os novos níveis de conetividade que estabelecerão uma nova referência para a cidade inteligente do futuro.”, diz, no mesmo documento, Paul Wilson, diretor-geral da Bristol Is Open.

A NEC, a Bristol Is Open e a Câmara Municipal de Bristol fazem parte do consórcio REPLICATE Lighthouse City assim como as cidades de San Sebastian e Florença. O consórcio irá desenvolver soluções de Smart City integradas, para resolver problemas urbanos, tais como o congestionamento do tráfego, a má qualidade do ar e o uso não sustentável de energia. O consórcio recebeu financiamento no valor de 25 milhões de euros como parte do projeto de financiamento Smart Cities and Communities, através do Programa de Inovação Horizon 2020 da EU.

A NEC tem vindo a disponibilizar à Bristol Is Open tecnologias avançadas de TI e telecomunicações, incluindo switches compatíveis com o Software-Defined Networking (SDN), sistemas de pequenas células LTE e sistemas de micro-ondas iPASOLINK ultracompactos, ajudando a construir a plataforma de ensaios da cidade inteligente.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor