NEC desenvolve sistema compacto de antena ativa para 5G

MobilidadeRedes

A NEC Corporation anunciou um novo sistema compacto e leve de Antena Ativa (AAS) com elementos massivos que suporta largura de banda de 100MHz e é adequado para uso com os standards de comunicação sem fios 5G.

O novo desenvolvimento da empresa japonesa suporta banda inferior do espetro de Super Altas Frequências (SHF), ou seja, ondas de rádio com comprimentos de onda de um a dez centímetros que caem dentro da banda de micro-ondas com frequências de 3GHz a 6GHz. 

O novo AAS possui um sistema de controlo totalmente digital que permite a formação de feixes em sistemas de múltiplas entradas e saídas (MIMO) para dispositivos móveis, como smartphones, através do uso de antenas de 64 elementos. Além do mais, é compacto e leve com apenas 6Kg. Para isso, a NEC usou circuitos altamente integrados e placas de circuito impresso de alta densidade.

NEC_antena

O sistema integra a antena e os componentes de processamento sem fio numa única unidade que tem uma alta eficiência espectral, fornecendo mais de 15 vezes a taxa de transferência de LTE por célula.

“Os sistemas de antenas ativas com elementos massivos que utilizam a banda inferior de SHF, são um componente importante na realização das comunicações de alta velocidade e alta capacidade necessárias para o 5G”, afirmou, em comunicado, Katsumi Tanoue, Diretor Geral Adjunto da Mobile Radio Access Network Division, NEC Corporation.

“Através de testes de verificação utilizando o AAS recém-desenvolvido, vamos avaliar a utilidade das tecnologias para aumentar a eficiência espectral e contribuir para a comercialização de 5G”, acrescentou o executivo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor