NEC cria switches para otimizar grandes centros de dados

CloudData CenterData-Storage

Os novos switches desenvolvidos pela japonesa NEC permitem, quando associados a um controlador SDN (Software-Defined Networking), criar uma rede de grandes dimensões, equivalente a milhares de servidores. Esta solução é dirigida aos grandes centros de dados e pretende reduzir as despesas operacionais.

A tecnológica japonesa disse, em comunicado, que estes switches “permitem configurações de rede equivalentes a vários milhares de servidores”, e acrescentou que a tecnologia está, a partir de hoje, comercialmente disponível.

Estes novos switches dividem-se em dois modelos: o PF5340-48XP-6Q e o PF5340-32QP. O primeiro é caracterizado pela NEC como um “switch Top of Rack” e está munido de uma interface de 10 GbE (Gigabit Ethernet) e de 48 portas para agregação de servidores. Por outro lado, temos o 32QP, que, como o nome indica, está dotado de 32 portas de 40 GbE. A par de um controlador de SDN, ambos os switches permitem a criação de uma rede de grandes dimensões, “amplamente escalável e muito eficiente em termos de custos”, como explica a NEC em nota.

O diretor da divisão de redes convergentes da NEC, Toshio Suzuki, afirma que o SDN é um dos grandes pilares do compromisso da empresa para com a sociedade e para com o aumento da eficiência de processos, numa altura em que o aumento imparável do volume de dados coloca os data centers sobre uma enorme pressão. “Estes novos switches ajudam a resolver os problemas que surgem com o aumento da dimensão dos centros de dados, nomeadamente em termos da complexidade das operações e das dificuldades de expansão”, disse o gestor em comunicado.

A consultora IDC estima que o mercado do SDN atinja os oito mil milhões de dólares em 2018, de acordo com dados de 2014, ano em que rondava os 960 milhões. Este aumento representa um crescimento anula de 89,4 por cento.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor