NEC aprimora solução de videovigilância baseada em biometria

Segurança

A NEC lançou uma nova versão do seu software de reconhecimento facial NeoFace Watch. O programa, através de circuitos de videovigilância, permite a identificação de pessoas de interesse em tempo real, e apresenta significativas melhorias ao nível do processamento de vídeo e da eficiência da comunicação entre o sistema e as bases de dados.

Acoplado aos sistemas de vigilância por vídeo existentes, o NeoFace Watch procura correspondências entre as faces detetadas e as que constam de uma lista previamente elaborada. Aquando de um resultado positivo, é emitido um alerta que visa mobilizar as forças de segurança.

A NEC afirma que testes independentes revelaram que o NeoFace Watch é o sistema de videovigilância melhor capacitado para lidar com imagens de fraca qualidade, “ou com as variações nas faces decorrentes do envelhecimento, da etnia ou do ângulo de filmagem”. A tecnologia do software, pela terceira vez consecutiva, foi distinguida pelo seu desempenho no âmbito do Face Recognition Vendor Test 2014, avaliação levada a cabo pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia do governo norte-americano.

O NeoFace Watch, como explica a NEC, recolhe imagens em tempo real, determina as zonas que faciais que mais distinguem os rostos – como a estrutura da cavidade ocular, o nariz e o queixo – e, posteriormente, recorre a funcionalidades avançadas de reconhecimento facial para identificar a pessoa em questão.

Diz a empresa que o busílis do NeoFace Watch reside na sua capacidade de extrair resultados positivos mesmo quando as imagens têm resolução tão baixa como 24 pixéis entre os olhos da pessoa. “Este facto faz com que o NeoFace Watch seja considerado uma mais-valia essencial em cidades com vários tipos de sistemas de câmaras instalados. A aplicação é baseada na web com uma interface de utilização muito intuitiva”, explica a NEC.

O NeoFace Watch está já operacional nas regiões EMEA e Ásia-Pacífico e nas Américas.

“A nossa velocidade de reconhecimento facial e a precisão na obtenção de correspondências não têm comparação no mercado e conseguimos facilmente demonstrar que o NeoFace Watch consegue lidar melhor e mais rapidamente com imagens de fraca qualidade do que qualquer outro sistema”, comenta Chris da Silva, diretor do negócio de soluções de reconhecimento facial da NEC. O executivo acrescenta que o portfólio de soluções de segurança pública da NEC, área na qual assume o cargo de vice-presidente, é composto por biométrica multimodal, tecnologia de cibersegurança e de análise comportamental.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor