MWC | TP-Link aposta na IoT com tomadas e interruptores inteligentes

EmpresasInovaçãoNegócios
0 0 Sem Comentários

A TP-Link esteve no Mobile World Congress a apresentar três novas linhas viradas para a Internet das Coisas e as casas conectadas: são tomadas, interruptores e lâmpadas inteligentes, que serão lançadas em Portugal “brevemente.”

Tal como todos os outros gadgets que prometem facilitar a vida do consumidor, o propósito destes novos produtos é ajudar a gerir e a monitorizar a casa “de forma simplificada.” Há quatro à escolha, uma tomada inteligente, um interruptor de parede inteligente e duas novas lâmpadas.  A TP-Link não revelou quais os preços de cada produto, referindo apenas que serão lançados comercialmente dentro de pouco tempo.

A tomada tem a designação HS110 e liga-se ao Wi-Fi para que os utilizadores possam controlar os equipamentos de forma remota. A TP-Link diz que é “extremamente simples de configurar” e que todos os aparelhos ligados à tomada podem ser controlados através da aplicação Kasa, disponível em Android (4.1 e superior) e iOS (8 e superior). Pode ser programada para ligar e desligar equipamentos a uma certa hora – por exemplo, as luzes exteriores à meia-noite, os aquecedores uma hora antes de chegar a casa ou o sistema de vigilância quando sair. Outra funcionalidade é o sistema de monitorização, que analisa o consumo de energia de um equipamento em tempo real e regista o seu histórico de consumo.

O outro gadget novo é o interruptor de parede HS200, desenhado para que o consumidor possa controlar e monitorizar os equipamentos elétricos instalados, como sistemas de luzes e unidades de ar condicionado. Tal como a tomada, é controlável através de smartphone ou tablet com a app gratuita da TP-Link. Quem tiver um Amazon Echo também pode controlar os equipamentos ligados através de comandos de voz.

Uma vantagem deste sistema é que os donos da casa podem programar o ligar e desligar de equipamentos elétricos em horas diferentes para dar a sensação de há gente em casa quando vão de férias.

As outras duas novidades são as lâmpadas LED inteligentes LB120 e LB130. São lâmpadas A19 com conector E26/27 que oferece 800 lumens (equivalente a uma lâmpada de 60W), e iluminação omnidirecional. Podem ser programadas na aplicação Kasa, onde estão disponíveis ajustes de temperatura de cor, com opção entre iluminação branca mais fresca e mais quente.

Mas o pormenor mais interessante é a função de iluminação com ritmo circadiano, que ajusta  as características da luz ao longo do dia para simular a luz natural e ajudar o corpo do utilizador a seguir o ciclo biológico natural (que muitas vezes sofre o impacto das luzes artificiais, turnos em horas diferentes, etc.).

A única diferença entre os modelos é que a LB130 tem um ajuste de cores RGB.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor