MWC | Esta capa para smartphone vem com arma de choque

InovaçãoMobilidadeSmartphones

Ainda não está no mercado, mas os protótipos apareceram em Barcelona e fizeram sucesso: a empresa sul-coreana 247 Inc. prepara-se para lançar uma capa para smartphone que dobra como arma de choque, bateria extra e alarme silencioso. Tudo para a proteção do utilizador.

A solução chama-se Volt e está ligada a uma aplicação que só o dono do smartphone pode usar, através de um leitor de impressões digitais que pré-programa o acesso. A ideia é que, em caso de se sentir ameaçado ou na eventualidade de um ataque, o utilizador possa ligar o sistema em dois segundos com apenas um toque e transformar a capa numa arma de choques elétricos.

Nessa altura, a app recolhe os dados geográficos do utilizador em perigo, através de geo-referenciação, e envia-os para os amigos e para a polícia. Adicionalmente, a capa mantém a bateria do telefone carregada, para poder fazer chamadas e usar os choques elétricos. A descarga é de 50 mil volts.

Há ainda uma outra funcionalidade: a app liga de imediato a câmara para gravar o que está a acontecer e emite fortes luzes LED. Chega ao mercado em junho.

No entanto, embora pretenda fazer um lançamento global, a 247 está limitada pelas leis de cada mercado: em Portugal é ilegal carregar uma arma de choque (stun gun) deste tipo, que cabe na categoria mais ampla de “armas elétricas.”

Ainda assim, é possível que sejam produzidas várias versões desta capa virada para a segurança. A 247 introduz uma série de novidades no conceito, mas já houve outras marcas no passado a lançar este tipo de capas – a primeira foi a Yellow Jacket, há três anos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor