Multifuncionais Konica Minolta mais acessíveis a todos

EmpresasInovaçãoNegócios
0 6 Sem Comentários

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa anual das Nações Unidas. O tema deste ano – “Atingir 17 Objetivos para o Futuro que Queremos” – chama a atenção para objetivos sustentáveis que devem contribuir para um mundo mais inclusivo para as pessoas com deficiência.

A Konica Minolta Business Solutions Europe (Konica Minolta) quer estar especialmente envolvida neste compromisso e, por isso, tem prestado especial atenção à acessibilidade: os multifuncionais (MFP) bizhub incluem os princípios do “Design Universal” há já alguns anos, tornando-se totalmente acessíveis e fáceis de utilizar por todos.

“Criar produtos acessíveis e sustentáveis é um dos nossos principais objetivos no momento em que um novo bizhub é concebido”, refere Ronja Harste, Product Manager na Konica Minolta. “Para nós, isso significa que os produtos devem ser feitos de forma a que todos possam utilizá-los – independentemente da idade, género, características físicas ou necessidades especiais.”

“Conhecer Um, Operar Vários”

A Konica Minolta está a desenvolver os seus sistemas e soluções com uma ideia em mente: “Conhecer um, operar vários”. Isto significa que uma vez dominada a operação de um determinado sistema por um utilizador, este pode facilmente utilizar outro equipamento bizhub ou as suas configurações. As pessoas passam muito tempo no trabalho, pelo que faz sentido que as tecnologias e infraestruturas ofereçam a todos a oportunidade de trabalhar de forma independente, incluindo pessoas com deficiência.

Design Universal

A Diretiva Europeia EN 301 549-M376, que define os “requisitos europeus de acessibilidade para contratação pública de bens e serviços na área das TIC”, ficou efetiva para todas as empresas este ano. A Konica Minolta não esperou pela sua introdução e, liderando pelo exemplo, implementou o princípio do “Design Universal” nos seus equipamentos há alguns anos, tornando os dispositivos totalmente acessíveis e fáceis de utilizar por todos. Ao longo do processo de desenvolvimento de um multifuncional bizhub, a Konica Minolta assegura sempre que todos os que trabalham num escritório vão considerá-los fáceis de utilizar. Isto significa que aspetos essenciais da utilização, acessibilidade e manuseamento devem ser considerados no design de todos os bizhub.

Para garantir uma operação dos ecrãs táteis fácil para pessoas com problemas de visão, a Konica Minolta oferece diversas soluções. A aplicação de impressão “PageScope Mobile”, por exemplo, permite navegação por voz a partir de dispositivos móveis para um acesso livre a todas as funcionalidades dos multifuncionais bizhub. A Konica Minolta garante ainda uma a cobertura dos ecrãs táteis com película de poliéster electroestática que permite o posicionamento de pontos Braille de forma precisa, correspondendo à localização exata no ecrã das funcionalidades de cópia, digitalização e fax. Todos os produtos bizhub estão equipados com ecrãs largos e estruturados para a fácil operação dos mesmos, incluindo a possibilidade de aumentar quaisquer cartas, números ou mensagens de erro até 16 vezes para uma melhor leitura.

Para pessoas com mobilidade reduzida, a Konica Minolta tem também soluções eficientes. O ecrã tátil dos multifuncionais – até 10.1’’ de largura – pode ser digitado por pessoas em cadeira de rodas. As pessoas do escritório com problemas de mobilidade podem fazer o download gratuito da aplicação bizhub Remote Access que pode ser utilizada a partir de smartphones e tablets Apple e Android. Um assistente opcional ajuda também a levantar a bandeja, mesmo a partir de uma posição sentada.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor