Muitos dados perdem-se por negligência do utilizador

CloudData-StorageGestãoSegurança

Cerca de um quarto dos utilizadores que guardam cópias de segurança dos seus dados em suportes físicos acabam por perdê-las. Um estudo da Kaspersky Lab e da B2B International aponta que hoje em dia é importante fazer backups dos dados, mas, acima de tudo, saber fazê-lo devidamente. A investigação conjunta revela que apesar de 92 por

Cerca de um quarto dos utilizadores que guardam cópias de segurança dos seus dados em suportes físicos acabam por perdê-las. Um estudo da Kaspersky Lab e da B2B International aponta que hoje em dia é importante fazer backups dos dados, mas, acima de tudo, saber fazê-lo devidamente.

dados segurança proteção

A investigação conjunta revela que apesar de 92 por cento dos inquiridos armazenar nos seus dispositivos informações e ficheiros confidenciais (correspondência privada, fotografias, códigos de acesso, dados financeiros), somente 29 por cento faz cópias de segurança, evitando perdas irrecuperáveis.

87 por cento destes utilizadores opta por guardar cópias dos seus dados em dispositivos físicos, como discos rígidos ou memórias flash, e apenas 12 por cento escolhe a cloud para albergar os seus dados mais sensíveis. 24 por cento dos utilizadores que optam pelo físico em detrimento da nuvem já sofreram a perda irremediável dos dados que intentavam proteger.

Contudo, como demonstra o estudo, fazer uma cópia de segurança não é uma medida infalível contra a perda de dados. “A melhor maneira é manter a informação importante em pastas encriptadas, guardadas tanto em suportes físicos como na nuvem”, declara Elena Kharchenko, líder da unidade de gestão de produtos de consumo da Kaspersky Lab. A executiva afirma que uma estratégia de armazenamento bicéfala é uma abordagem muito mais eficiente do que depender de apenas um suporte.

A solução Total Security Multi-device é a resposta da Kaspersky para este problema, visto que permite a realização de backups que podem ser guardadas tanto num computador, como num dispositivo de armazenamento externo ou na cloud.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor