Movimento Código Portugal: Iniciativa #1 termina amanhã

EmpresasInovaçãoNegóciosProjetos

O encerramento da iniciativa #1 decorre amanhã no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa. A semana recheada de iniciativas de código e programação termina dia 11.

A Árvore do Código do Movimento Código Portugal acende-se este domingo, dia 11 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa. Entre as 11 e as 19 horas, será desenvolvido um programa de atividades para todas as idades, com ações de programação, instalações artísticas, espetáculos, palestras e workshops, envolvendo alunos, cientistas, programadores, artistas e empresas. A entrada é gratuita.

São já várias as entidades a colaborar com o Movimento Código Portugal. Os diretores gerais e responsáveis da IBM (José Manuel Paraíso), da Google (Bernardo Correia), da Microsoft (Paula Panarra), da Altran (Célia Reis), da Cisco (Sofia Tenreiro) e da Critical Software (Gonçalo Quadros) participam numa conversa dedicada aos desafios das competências digitais numa sociedade onde o conhecimento é central para o desenvolvimento económico, social e cultural, pelas 16 horas, no Auditório Mariano Gago.

Ao longo desta semana centenas de escolas e comunidades educativas, milhares de alunos, professores e pais participaram em iniciativas de código, resolvendo desafios e problemas de programação, contribuindo para acender as luzes da árvore de Natal que estará no Pavilhão do Conhecimento, no domingo.

Os visitantes puderam criar jogos e apps, controlar robots, microssatélites ou transformar simples objetos do dia-a-dia num botão ou touchpad.

O encerramento da iniciativa #1 contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, do Secretário de Estado da Educação, João Costa, do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, e do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

O Movimento Código Portugal é uma campanha nacional lançada pelo Governo, através das áreas governativas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Educação, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Economia, para mobilizar e consciencializar o país para a importância da literacia digital e do pensamento computacional, perspetivando o código como condição de cidadania do futuro.

Com esta iniciativa, o Executivo pretende impulsionar todos os responsáveis, pessoas, instituições e empresas, para a democratização e generalização da oferta de formação e de contextos de aprendizagem, abertos e inclusivos, em competências digitais. A adesão ao Movimento Código Portugal e a partilha de iniciativas e ações é fundamental para fixar este desígnio coletivo e colocar o código a mover Portugal.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor