Migração para IaaS impacta na competitividade das empresas, diz estudo

CloudIAAS

Um estudo da Oracle revelou que, no último trimestre, aumentou o número de empresas que está a usufruir dos benefícios da adoção do IaaS. Cerca 72% dos inquiridos acreditam que a Infrastruture-as-a-Service contribui para facilitar a inovação dos seus negócios, um aumento de mais 10% face aos resultados do trimestre anterior.

O estudo conduzido à escala mundial junto de 1610 profissionais de TI, em parceria com a Longitude Research, que incidiu sobre a experiência das empresas na implementação da infraestrutura de cloud mostra que as vantagens advindas dessa migração constituem um diferenciador claro para as empresas.

Assim, 68% das empresas acredita que o IaaS oferece níveis de desempenho excecionais no que diz respeito ao incremento da velocidade e da disponibilidade, um aumento de 20% trimestre a trimestre, e 56% revela que as suas empresas registaram níveis acrescidos de produtividade com a migração para a cloud, e quase metade dos inquiridos (46%) afirmaram que as suas equipas de TI puderam passar a focar-se mais ativamente noutros projetos de maior valor acrescentado.

O estudo também revela que 2/3 das empresas (66%) acredita que quem não investir no IaaS se irá debater com dificuldades para acompanhar o ritmo das empresas que o utilizam. Além disso, para 68% dos entrevistados a migração para o IaaS também contribuiu para reduzir significativamente o tempo de disponibilização das novas aplicações e serviços, bem como para reduzir substancialmente os custos de manutenção.

Adicionalmente, 20% dos inquiridos afirmou que o IaaS é um poderoso aliado no momento de superar os desafios do mercado e os concorrentes.

“O index confirma que os investimentos na IaaS compensam. As empresas comprovam os benefícios que advém desta adoção e que se estendem muito além do departamento de TI. As empresas alcançam melhorias evidentes de produtividade, bem como a capacidade de mudarem o foco para projetos de maior valor acrescentado. Dado o elevado número de inquiridos que salientou o quanto o IaaS pode ajudar nos processos de transformação e nas suas ambições de inovação, esperamos que o retorno do investimento continue a crescer. No entanto, e para a minoria das empresas que ainda estão na dúvida sobre o que fazer, o estudo revela que correm um sério risco de ficar para trás, enquanto as suas rivais se tornam mais ágeis”, afirmou, em comunicado, James Stanbridge, Vice President IaaS Product Management EMEA and APAC, da Oracle.

As conclusões do estudo sublinham os benefícios colhidos pelos clientes da Oracle Cloud Infrastructure como resultado dos elevados níveis de disponibilidade, de desempenho e de otimização dos custos assegurados pelas infraestruturas baseadas na cloud.

O relatório completo “You & IaaS: The new generation” está disponível aqui.   


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor