Microsoft sugere instalação do Edge quando se procuram browsers rivais

BrowserEscritório

A Microsoft está a tentar dissuadir os utilizadores do Windows 10 a instalarem o Google Chrome ou o Mozilla Firefox. Quando estes browsers são procurados através do Bing, aparece uma mensagem no motor de busca a dizer que o Edge (o novo browser da Microsoft) é o mais adequado, e apresenta uma hiperligação para uma página onde é explicado por que razão o Edge é a melhor opção.

A situação foi avançada pela VentureBeat e, segundo consta, o “acontecimento” não se repete, visto que a mensagem só é apresentada quando da primeira vez que se procura por um browser concorrente ao Edge no Bing.

No entanto, quando era feita uma pesquisa pelo browser Opera (desenvolvido pela Opera Software), a mensagem não aparecia. Isto pode indicar que esta “campanha de angariação de utilizadores” tem como objetivo afetar os seus principais rivais (Chrome e Firefox) ou que, por outro lado, a Microsoft, simplesmente, não considera o Opera um inimigo que valha a pena “neutralizar”.

Um porta-voz da Microsoft disse à VentureBeat que estas mensagens apenas pretendem dar ao utilizador as informações necessárias para poder otimizar a sua experiência de navegação, considerando que o Edge foi especialmente desenvolvido para o Win10 e que dispõe de um conjunto de ferramentas que o fortalecem.

Esta revelação é feita depois de se ter observado que, após um primeiro contacto, os utilizadores viravam as costas ao Edge e procuravam instalar outros browsers. De 29 de julho (lançamento do Windows 10) a 31 de agosto, de acordo com dados da PCWorld, o número de utilizadores do Edge tem vindo a diminuir, ao passo que, por exemplo, o Chrome, tem conseguido, embora que ligeiramente, aumentar a sua base de utilizadores.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor