Microsoft Premonition alerta para surtos de doença do tipo Zika

InovaçãoInvestigação
0 0 Sem Comentários

Os investigadores da Microsoft Research estão a trabalhar num projeto de utilidade para a saúde pública mundial. Chama-se Project Premonition, um sistema de alerta que detecta surtos de doença como a Zika antes que se tornem um problema para a sociedade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, já chegou a 23 países e pode infectar até 4 milhões de pessoas nas Américas e 1,5 milhão só no Brasil. A Microsoft espera que o Project Premonition ajude a evitar essa calamidade.

Os investigadores criaram então o protótipo de uma armadilha que captura mosquitos e insetos em áreas afastadas dos grandes centros. Depois, vão usar os últimos avanços em biologia molecular e machine learning para fazer a análise do que foi coletado e detectar sinais de que uma possível nova doença e potencialmente perigosa está a começar a aparecer.

A equipa do Projeto Premonition também trabalha para encontrar formas de utilizar drones equipados com tecnologia de visão computacional para transportar e posicionar as suas novas armadilhas – com a missão de procurar por áreas em que mosquitos que podem transportar as doenças estejam em grandes quantidades. O objetivo é ajudar a rastrear o avanço do vírus Zika e de outros males, mitigando a sua propagação.

No blogue corporativo da Microsoft Brasil, Allison Linn fornece mais detalhes sobre estas “armadilhas”, construídas para realizar automaticamente tarefas que os entomologistas antes tinham que fazer à mão, ou não faziam.

A responsável descreve uma armadilha que está a ser implantada na área de Houston pela primeira vez este mês, como parte de um projeto piloto. Foi concebida para capturar apenas o tipo de mosquito que o entomologista quer rastrear, em vez de uma mistura de mosquitos, moscas, traças e outros insetos que os cientistas têm depois de classificar manualmente.

A armadilha também pode dizer aos pesquisadores a que horas cada mosquito foi capturado, e como estava a temperatura, o vento e a humidade quando ele entrou. O dispositivo foi projetado para resistir à chuva, vento e outros elementos que podem avariar armadilhas tradicionais e tirá-las de operação.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor