Microsoft Portugal apresenta a World Search

AppsMobilidadeNegócios

O grupo de Investigação e Desenvolvimento da Microsoft Portugal, liderado por Miguel Sales Dias, lançou a World Search, uma aplicação que permite aos utilizadores efetuarem pesquisas na Internet, recorrendo ao motor de busca Bing e que possibilita a navegação na Grande Rede através de comando de voz, em português europeu. Miguel Sales Dias, em entrevista

O grupo de Investigação e Desenvolvimento da Microsoft Portugal, liderado por Miguel Sales Dias, lançou a World Search, uma aplicação que permite aos utilizadores efetuarem pesquisas na Internet, recorrendo ao motor de busca Bing e que possibilita a navegação na Grande Rede através de comando de voz, em português europeu.

Microsoft Portugakl

Miguel Sales Dias, em entrevista à revista B!T, declarou que a aplicação foi pensada para tornar mais acessível a pesquisa na Internet. É, então, a materialização dos esforços de cinco anos do segmento português de Investigação e Desenvolvimento, e da colaboração com inúmeras organizações lusitanas.

A World Search está hospedada na plataforma cloud da Microsoft, o Azure, nomeadamente os sistemas de reconhecimento e síntese de fala. Ao operar em cloud, segundo Miguel Sales Dias, a aplicação é facilmente atualizada e, consequentemente, aprimorada, para que deste modo, e levando em consideração o feedback dos utilizadores, possa tornar-se uma app robusta e de excelência.

A aplicação é bastante simples. Contudo, é suportada por uma vasta rede de tenologias desenvolvidas pelo grupo da Microsoft Portugal.

Esta é, assim, a primeira aplicação portuguesa com um interface de interação natural através da fala, quer em termos de reconhecimento, quer ao nível da síntese, referindo-nos à voz artificial Hélia, uma assistente digital que facilita a navegação online.

Miguel Sales Dias revelou que o grupo está a desenvolver mecanismos de reconhecimento de outras línguas, expandindo a World Search a vários outros países.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor