Microsoft multada pela CE e processada por acionista

EmpresasNegócios
1 0 Sem Comentários

A Microsoft foi processada por uma acionista sua, depois de a empresa ter sido multada por não ter cumprido ordens explícitas da Comissão Europeia, e por assim ter sido lesada em 561 milhões de euros. Kim Barovic, a acionista quereladora, acusou o conselho diretivo, incluindo o fundador da Microsoft Bill Gates e o seu antigo

A Microsoft foi processada por uma acionista sua, depois de a empresa ter sido multada por não ter cumprido ordens explícitas da Comissão Europeia, e por assim ter sido lesada em 561 milhões de euros.

internet explorer

Kim Barovic, a acionista quereladora, acusou o conselho diretivo, incluindo o fundador da Microsoft Bill Gates e o seu antigo diretor executivo Steve Ballmer, de negligência, e alvitra que a investigação interna não foi suficientemente eficaz nem profunda, pois fracassou em apontar e punir o responsável por tão dispendioso “erro técnico”.

Em 2009, a Microsoft havia sido obrigada pela Comissão Europeia a integrar no seu pacote de software um conjunto de alternativas ao motor de pesquisa Internet Explorer na Europa, numa tentativa de resfriar o seu incomparável domínio do mercado, resultado da oferta constante do Internet Explorer, em quase todas as versões do seu Windows desde 1995.

Assim, a multinacional tecnológica norte-americana aquiesceu à ordem da Comissão Europeia. Contudo, segundo consta, a Microsoft não integrou o ecrã de escolha de browser no primeiro Service Pack para o Windows 7, o que a empresa diz ter-se tratado de um mero “erro técnico”.

Violando, então, o acordo sob o qual era obrigada a disponibilizar um “ecrã de voto” em que apresentava uma dúzia de alternativas ao seu motor de pesquisa, a Microsoft foi multada pela Comissão Europeia, e, voluntariamente e como prova de boa-fé, declarou estender por mais 15 meses a disponibilização da opção de escolha do browser, que estava prevista terminar este ano.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor