Microsoft promove maratona de programação infantil

Negócios
0 0 Sem Comentários

A Microsoft vai promover no início de junho uma maratona de programação para crianças do 1º ciclo, em parceria com a Direção Geral da Educação, do Ministério da Educação e Ciência.

Trata-se da Kodu Kup Portugal e vai decorrer na sede da Microsoft, no Parque das Nações, a 3 de junho. Dirige-se a alunos do 3º e 4º ano, do 1º ciclo do Ensino Básico, das escolas envolvidas no Projeto Introdução à Programação – no qual os alunos são desafiados a produzir um jogo dedicado ao tema “Universo”. No total, serão 50 crianças entre os 8 e 9 anos de idade.

Mas também haverá algo para estudantes mais velhos: a Microsoft Portugal criou uma nova categoria dedicada aos alunos do 7º e do 8º ano, a KoduKup TIC. Neste caso, os alunos são encorajados a produzir um jogo dedicado ao tema “Um Planeta com Vida”.

“Com esta iniciativa pretende-se desafiar os alunos e os professores a criar equipas que dão os primeiros passos em linguagem de programação de uma forma divertida e motivadora”, refere a Microsoft. “Pretende-se ainda promover o desenvolvimento da literacia digital, das competências digitais, a colaboração e o pensamento inovador.” Cada categoria a concurso vai eleger três vencedores.      

O evento contará com a presença de Vânia Neto, diretora para a Educação, Cidadania e Responsabilidade Social da Microsoft Portugal, José Marques, professor no IPE e embaixador da Kodu Kup e o aluno que venceu a competição internacional de Kodu em Bruxelas, estudante no colégio Monte Flor.

Mais informações estão disponíveis no site da iniciativa. O regulamento da Kodu Kup Portugal pode ser consultado aqui, e o da Kodukup TIC neste link.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor