Microsoft e GE em parceria para serviços de IoT na nuvem

CloudEmpresasNegócios

A Microsoft e a General Electric anunciaram uma parceria que vai pôr o software Predix da GE na plataforma de nuvem Azure.

A parceria é voltada para os clientes industriais, segundo explicou a Microsoft em comunicado, e marca um primeiro passo numa estratégia mais alargada de colaboração entre as duas empresas. O propósito é dar aos clientes a capacidade de “capturarem inteligência” vinda dos seus ativos industriais. Isto é, pôr na nuvem da Microsoft os milhões de sensores e máquinas inteligentes que já estão a ser usadas por indústrias em todo o mundo.

“Ligar máquinas indústrias à internet através da nuvem é um tremendo passo em frente na simplificação de processos de negócio e na reinvenção de como o trabalho é feito”, disse Jeff Immelt, CEO da GE, em comunicado. “A GE está a ajudar os seus clientes a extraírem valor das vastas quantidades de dados disponíveis nestas máquinas e a construir um ecossistema de parceiros líderes como a Microsoft, que vão permitir que a internet industrial progrida à escala global.”

A Gartner prevê que 6,4 mil milhões de coisas conectadas sejam usadas em todo o mundo já este ano, aumentando para 20 mil milhões em 2020.  Levar o Predix à plataforma Azure, diz a Microsoft, dá aos clientes maior escolha e flexibilidade para dominar o poder dos dados das máquinas inteligentes.

Os clientes que já usam Predix para montarem e operarem aplicações industriais poderão agora aceder a mais capacidades, como tecnologia em linguagem natural, inteligência artificial, visualização de dados lançada e integração de aplicações empresariais.

A GE e a Microsoft planeiam também integrar o Predix com a Azure IoT Suite e a Cortana Intelligence Suite, além das aplicações empresariais da Microsoft como o Office 365, Dynamics 365 e Power BI.

“Todas as indústrias e companhias do mundo estão a ser transformadas pela tecnologia digital” afirmou o CEO da Microsoft, Satya Nadella. “Trabalhando com empresas como a GE, podemos chegar a um novo conjunto de clientes para os ajudarmos a acelerarem a sua transformação em todas as linhas de negócio — desde a fábrica a edifícios inteligentes.”

“Predix on Azure” estará disponível comercialmente no segundo trimestre de 2017.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor