Microsoft disponibiliza acesso de programadores a Windows 10

EscritórioSistemas OperativosSoftware

O Windows 10 parece cada vez menos uma miragem, com pormenores a serem revelados frequentemente e com a promessa de que, daqui a alguns meses, será possível experienciar por inteiro o novo sistema operativo. As novidades chegam, agora, aos programadores que poderão criar as primeiras aplicações. Pouco depois da Microsoft ter revelado que o Windows

O Windows 10 parece cada vez menos uma miragem, com pormenores a serem revelados frequentemente e com a promessa de que, daqui a alguns meses, será possível experienciar por inteiro o novo sistema operativo. As novidades chegam, agora, aos programadores que poderão criar as primeiras aplicações.

Windows10_1

Pouco depois da Microsoft ter revelado que o Windows 10 será lançado já este verão, a tecnológica anuncia a disponibilização da primeira versão para programadores. Para além do primeiro conjunto de ferramentas para developers desta techcnical preview, foi também apresentado um kit especial para a criação de aplicações pensadas para este sistema operativo (SDK).

Tendo em conta o conceito de app universal, os programadores que se aventurem no desenvolvimento de aplicações para o Windows 10 deverão respeitar o caráter transversal deste sistema e criar soluções que possam ser aplicadas aos diferentes ecrãs. Tablets, smartphones, computadores pessoais e até a consola Xbox estão incluídos.

Os programadores que estejam inscritos no programa Windows Insiders recebem estas ferramentas antes da data prevista, já que, na próxima semana acontece o Build, uma conferência da Microsoft para especialistas. Este era o local apontado para disponibilizar o acesso dos developers às ferramentas de programação mas será, em vez disso, palco de comentários relativamente à plataforma já aberta a experiências.

Numa publicação oficial, Cliff Simpkins, responsável pela plataforma de desenvolvimento, reforça que esta é apenas uma “preview”, um primeiro teste. O “objetivo com esta disponibilização é dar a oportunidade de experimentar com as novas capacidades fixes da plataforma enquanto continuamos a trabalhar para concluir o Windows 10”, afirma o executivo.

Para ajudar os programadores, a Microsoft disponibiliza ainda alguns recursos de aprendizagem como exemplos de código ou vídeos informativos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor