Microsoft atrasa Windows Phone 10 para 2016

MobilidadeSmartphonesSO

Ao contrário do que estava previsto, a disponibilização do upgrade para Windows Phone 10 dos smartphones com Windows Phone 8 e 8.1 não vai acontecer até ao final de dezembro. A Microsoft está a atrasar o lançamento para o início do próximo ano, sem apontar para uma altura exata, e mesmo assim não irá abranger todos os utilizadores.

“Em novembro introduzimos os telemóveis Windows 10 com funcionalidades completamente novas, como o Continuum e Apps Universais, com a introdução do Lumia 950 e 950 XL” escreveu a Microsoft numa declaração publicada no Thurrott e ZDnet. “O upgrade para Windows 10 irá começar no início do próximo ano para determinados utilizadores de telefones com Windows 8 e Windows 8.1.” Anteriormente, a empresa disse que a nova versão estaria disponível em dezembro.

Não há lista de quais os modelos que estarão na linha da frente para receber o upgrade over-the-air. Quem está no programa Insider tem acesso à mais recente build do sistema operativo móvel, mas o atraso do upgrade deixou os outros utilizadores da plataforma desapontados.

A versão RTM do Windows Phone 10 foi lançada no mês passado, com os dois novos Lumia – cuja introdução aconteceu em outubro, numa conferência de imprensa que impressionou o mercado e onde surgiram também o Surface Pro 4 e Surface Book. Entretanto, já chegou ao mercado o Lumia 550, uma versão low cost que custa 139,90 euros.

Apesar de representar uma pequena fração do mercado (a IDC diz que terá 2,2% de quota no final de 2015), o Windows Phone é fundamental na estratégia futura da Microsoft. A tecnológica de Satya Nadella quer unificar a experiência dos utilizadores dos seus produtos e incentivar os programadores a incluírem o Windows nos seus esforços – daí a importância das aplicações universais. A IDC não acredita que o Windows 10 possa salvar a plataforma móvel, mas Nadella declarou mesmo que lançar o sistema operativo para computadores de forma gratuita foi uma decisão tomada com os olhos postos nos dispositivos móveis.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor