Euro 2016: Microsoft aposta na vitória de Portugal contra Islândia

InovaçãoProjetosSoftware

A Seleção Portuguesa de Futebol vai ganhar o jogo de hoje contra a Islândia. Pelo menos é o que diz a Microsoft que criou uma ferramenta de propósito para o Euro 2016.

Ora bem, de acordo com as previsões da Microsoft, a seleção nacional de futebol irá vencer a Islândia com um golo a mais. E para que os fãs possam ver o entusiasmo e apoio à sua seleção, a Microsoft criou o Heat Map. Trata-se de uma ferramenta que monitoriza o apoio dos fãs às suas equipas durante os jogos do Euro 2016 recorrendo às ferramentas de big data que analisam as pesquisas, comportamentos e comentários online dos adeptos em todo o mundo.

Em comunicado enviado às redacções, a empresa norte-americana explica que antes de cada jogo, irá produzir um breve vídeo que mostra o comportamento e apoio dos fãs às suas seleções nas 24 horas que antecedem cada partida.

Duas horas depois do final será disponibilizado um novo vídeo, que mostra o sentimento dos adeptos durante os 90 minutos de competição.

Estes vídeos animados começam por mostrar o sentimento dos fãs em todo o mundo, fazendo depois zoom para a Europa, o ponto do Globo onde as emoções estarão mais ao rubro. E é então que surgem os gráficos de barras animados – duas em cada país europeu, uma por cada seleção – que sobem e descem ao ritmo do jogo e das emoções partilhadas pelos fãs nas redes sociais.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor