Microsoft alia-se à Renault-Nissan para carros conectados

CloudInovação
0 0 Sem Comentários

A Microsoft assinou uma parceria com a aliança Renault-Nissan para desenvolver serviços baseados na nuvem para carros. Os serviços serão suportados por Azure e a ideia é abrir caminho para os carros autónomos que a Renault-Nissan pretende ter até 2020, prometendo lançar mais de 10 modelos nessa altura.

De acordo com o comunicado emitido pelas companhias, esse é um acordo de vários anos para “a próxima geração de tecnologias” que irá avançar os carros conectados. Os novos serviços serão desenhados para melhorar a experiência do consumidor através de navegação avançada, manutenção preditiva e serviços centrados nos veículos, monitorização remota de funcionalidades, experiências mobile e atualizações over-the-air.

“O carro está a ficar cada vez mais conectado, inteligente e pessoal”, afirmou Ogi Redzic, vice-presidente sénior de Connected Vehicles and Mobility Services da aliança Renault-Nissan (e ex-executivo da Nokia). “A parceria com a Microsoft vai nos permitir acelerar o desenvolvimento das tecnologias chave necessárias para os cenários que os nossos clientes querem e construir cenários novos que eles nem imaginaram ainda”, referiu o executivo, dizendo que a marca quer ser “o fornecedor de mobilidade conectada para todo mundo com uma única plataforma.”

A aliança explica que escolheu a plataforma Azure devido a sua “segurança de nível empresarial” e o compromisso da Microsoft com a conformidade. Além do mais, o Azure suporta vários sistemas operacionais, linguagens de programação e ferramentas, o que dará flexibilidade para o desenho de uma plataforma comum para que a Renault-Nissan desenvolva serviços em ambas as marcas da aliança.

“Apesar da experiência do carro conectado ainda estar na infância, acreditamos que existe muito potencial para mudar dramaticamente a indústria”, disse Jean-Philippe Courtois, vice-presidente executivo de Microsoft Global Sales, Marketing e Operações. “Estamos a fazer esta parceria para acelerar as estratégias mobile e de nuvem da Renault-Nissan e entregar novas experiências aos seus clientes”, acrescentou. O executivo afirmou que a aliança automóvel é um parceiro excepcional e que essa colaboração “vai trazer um novo standard aos carros conectados.”

O foco da parceria será em tecnologias de nova geração, como info-entretenimento e serviços baseados em geolocalização, produtividade e comunicação.

A aliança também coloca ênfase na segurança, com software de localização de um carro roubado e “geofencing”, que coloca cercas virtuais em torno do veículo e avisam de quando este entra ou sai de uma rota predefinida.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor