Metade dos aparelhos ativados este Natal são Apple

AppsMobilidadeSmartphonesSOTablets
0 1 Sem Comentários

Os dados são da Flurry Analytics, divisão de consultoria da Yahoo, e apontam para uma vitória da Apple nos sapatinhos este Natal, apesar de um ligeiro decréscimo. Entre 19 e 25 de dezembro, 49,1% das ativações de novos dispositivos móveis foram Apple, contra os 51,3% do ano passado.

Logo a seguir à Apple aparece a Samsung, com 19,8% e acima dos 17,7% de 2014. A subida foi impulsionada pelo novo Galaxy Grand Prime, Core Prime e S6, diz a Flurry, que analisou a semana natalícia com base nas 780 mil aplicações que monitoriza.

Em sentido inverso aparece a Microsoft, que perdeu quota em relação ao ano anterior – passou de 5,8% para 2%. A LG aparece em quarto com 1,7% e a chinesa Xiaomi fez uma aparição no top cinco com 1,5%, empurrando a Sony que desapareceu da lista. “Isto é especialmente interessante visto que o Natal não é o maior dia de troca de prendas na China, e torna o rumor da entrada da Xiaomi no mercado norte-americano no próximo ano ainda mais excitante”, escreve a Flurry.

Outro dado da análise é o formato dos dispositivos ativados. “Mais e mais consumidores gravitam em torno dos grandes ecrãs dos phablets e parece que este formato anteriormente criticado está aqui para ficar.” Cerca de 27% de todos os novos aparelhos foram phablets, mais do dobro em relação a 2014, sendo que os tablets de tamanho original caíram nas preferências – apenas 9%. Esta preferência pelos phablets é mais notória no Android, em que representa 50% das escolhas, enquanto no iOS da Apple são apenas 12%. Os telefones de pequena dimensão já só representam 1%.

Uma nota final da Flurry é que o dia de Natal voltou a ser o dia do ano com maior volume de download de aplicações, um aumento de 120% em relação à média.

Tanto a Apple como a Samsung têm sido alvo de inúmeros rumores quanto aos novos topos de gama; o Galaxy S7 poderá aparecer já em fevereiro, no Mobile World Congress, e para março fala-se de um iPhone 6c, que antecederá o 7 e 7 Plus em setembro.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor