Mais de metade das PMEs defende importância de aprender umas com as outras

Empresas

É um das principais conclusões do inquérito “The Future of Business”, que revela a importância da aprendizagem conjunta entre PMEs, como forma de estimular o crescimento das empresas. Fruto de uma colaboração contínua entre o Facebook, a OCDE e o Banco Mundial, o inquérito é aplicado a nível internacional, incluíndo a situação no mercado português.

A nível internacional, o relatório realça o papel determinante que as PMEs têm relativamente à aprendizagem entre elas. Cerca de 42% das PMES afirmam que aprender umas com as outras, traduz-se numa das principais formas de encontrar informação e educação para dominar o novo ambiente mobile, seguindo-se às pesquisas online (64%).

No que diz respeito à situação comercial das próprias empresas, os dados são reveladores. Mais de metade dos inquridos (61%) estão confiantes sobre a situação futura do seu próprio negócio. Sobre a questão do emprego, 41% das PMEs  afirma que pretende adicionar emprego nos próximos 6 meses, enquanto que 47% das PMEs que se dedicam ao comércio internacional irão adicionar, provavelmente, novos empregos no mesmo espaço de tempo.

Em Portugal,  o relatório aponta para 47% das PMEs que afirmam que aprender umas com as outras é uma das principais formas de encontrar a informação e educação para dominar o novo ambiente mobile, a seguir às pesquisas online (69%). Esses negócios são mais confiantes.

Por um outro lado, mais de metade (50% e 56% respetivamente) das empresas que adicionaram emprego nos últimos seis meses ou planeiam adicionar emprego nos próximos seis meses também aprenderam a partir de outras empresas.

É de recordar que o inquérito “The Future of Business” é uma colaboração contínua entre o Facebook, a OCDE e o Banco Mundial. Lançado em setembro de 2016 como nova fonte de informação sobre as PMEs digitais, o relatório já contou com a participação de cerca de 200 mil PMEs de mais de 40 países. Os inquiridos são provenientes dos 70 milhões de empresas com uma página ativa no Facebook.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor