Meta4 discute tendências tecnológicas em Recursos Humanos

EmpresasNegócios

A Meta4 organizou, a par da IDC Portugal, um evento no qual foram discutidas as tendências e práticas tecnológicas na gestão de Recursos Humanos. Reunindo, em Lisboa, cerca de uma centena de profissionais das áreas dos RH e das Tecnologias de Informação e Comunicação, o evento contou com a intervenção do Research & Consulting Manager

A Meta4 organizou, a par da IDC Portugal, um evento no qual foram discutidas as tendências e práticas tecnológicas na gestão de Recursos Humanos.

recursos humanos

Reunindo, em Lisboa, cerca de uma centena de profissionais das áreas dos RH e das Tecnologias de Informação e Comunicação, o evento contou com a intervenção do Research & Consulting Manager da IDC Portugal, Timóteo Figueiró, que se debruçou sobre as principais conclusões avançadas pelo estudo “Tendências na Gestão de Capital Humano”.

O executivo afirmou que “a contratação de recursos humanos permanece negativa e a maioria das organizações não tem planos de vir a contratar nos próximos 12 meses”, reflexo da austera crise económica pela qual o país atravessa. Timóteo Figueiró concluiu dizendo que as tendências tecnológicas assentam sobre Mobilidade, Cloud, Big Data e Social Business.

Num momento posterior, Carlos Castellanos, diretor global de Operação de RH da Meta4, assumiu a palavra, apresentando as linhas que definem a cloud e as vantagens destas soluções para as organizações no âmbito da gestão de Recursos Humanos. Castellanos afirmou também que está a observar-se uma mudança de paradigma da gestão de RH, passando-se de uma gestão tradicional para uma de contornos estratégicos.

Apontando as diferenças entre dados sensíveis e dados pessoais, e os direitos que os colaboradores de uma organização detêm sobre os seus dados no âmbito empresarial, Inês Antas de Barros, Senior Associate da firma Vieira de Almeida & Associados, comparou também as leis de proteção de dados dentro e fora da União Europeia. Antes de Barros referiu que, no concernente à computação cloud, “a proteção de dados foi inicialmente considerada um obstáculo”.

A apresentação de José Bancaleiro, Managing Partner da Staton Chase, concluiu o evento, analisando as reestruturações que têm afetado a esfera dos Recursos Humanos, apontando a crescente digitalização dos processos de recrutamento de profissionais.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor