Mercado de segurança na nuvem em rápido crescimento

Negócios

Um estudo da Transparency Market Research (TMR) prevê que o mercado de soluções de segurança na nuvem atinja os 10,8 mil milhões de euros em 2022, projetando uma taxa de crescimento anual de 12,8%.

O relatório “Mercado de Segurança na Nuvem” indica que os principais impulsionadores de crescimento são a proliferação de dispositivos móveis, as políticas BYOD (Bring Your Own Device) e CYOD (Choose Your Own Device), a adesão de pequenas e médias empresas à computação na nuvem e o aumento na oferta de serviços de segurança adaptados à tecnologia cloud.

No caso das PME, diz o estudo, as vantagens são grandes devido à redução da necessidade de investimento intensivo na aquisição e manutenção de tecnologia, o que torna o modelo pay-as-you-go o mais adequado a estas empresas.

“Por isso, o aumento da procura de computação na nuvem por parte das PME é o motor do mercado de segurança no período em análise”, que vai até 2022. Por outro lado, “o uso crescente de telefones Android pelos utilizadores finais levará a um aumento de serviços de segurança na nuvem por parte dos operadores de telecomunicações nos próximos anos.”

A TMR divide o mercado em seis categorias principais: prevenção de perda de dados, segurança de email e web, gestão de identidades e acessos, segurança de bases de dados, segurança da rede e segurança de virtualização.

Este é um tema na ordem do dia, que poderá ser custoso para muitas empresas – a Cloud Security Alliance divulgou um estudo em que um quarto dos responsáveis tecnológicos inquiridos disse que pagaria cerca de um milhão de euros para resgatar informações roubadas por hackers.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor