MasterCard aposta nos pagamentos contactless na Europa

EmpresasNegócios

A MasterCard anunciou que está a estabelecer a aceitação dos pagamentos sem contacto (contactless) como standard em toda a Europa, junto dos comerciantes que aceitem cartões MasterCard e Maestro, de forma a garantir que os consumidores possam fazer pagamentos usando os seus cartões contactless ou os seus dispositivos com ligação NFC (Near-Field Communication) em todos

A MasterCard anunciou que está a estabelecer a aceitação dos pagamentos sem contacto (contactless) como standard em toda a Europa, junto dos comerciantes que aceitem cartões MasterCard e Maestro, de forma a garantir que os consumidores possam fazer pagamentos usando os seus cartões contactless ou os seus dispositivos com ligação NFC (Near-Field Communication) em todos os terminais de venda na Europa até 2020.

Google-Mastercard-NFC

O presidente da MasterCard Europa, Javier Perez afirma que “Os europeus já podem usar cartões contactless ou dispositivos com ligação NFC para fazer pagamentos móveis em 36 países da Europa e é desde já evidente o seu entusiasmo por esta forma simples e segura de pagar”.

Segundo a empresa de estudos de mercado IHS Technology, a venda de smartphones com ligação NFC deverá quadruplicar nos próximos cinco anos. Sendo que se prevê que 2 em cada 3 smartphones possua a ligação em 2018.

A MasterCard pretende assegurar que os pagamentos móveis e contactless sejam simples e seguros em qualquer ponto da Europa, tornando mais fácil para o consumidor fazer pagamentos em qualquer momento, onde quer que esteja.

Os novos terminais POS terão que estar conforme o novo standard em implementação a partir de 1 de janeiro de 2016. Estes poderão ser substituídos no fim do seu ciclo de vida útil, o mais tardar até ao primeiro dia de janeiro de 2020.

Esta tecnologia está a ter uma rápida adoção por parte dos consumidores e um estudo da PRIME Research, decorrido entre um de novembro de 2013 e 30 de abril de 2014, confirma que os consumidores apreciam a comodidade dos pagamentos sem contacto e estão na expectativa de que os comerciantes adotem rapidamente esta tecnologia.
De acordo com a PRIME Research, os principais países da Europa que estão mais ansiosos por este serviço são o Reino Unido, a Polónia, a Rússia, Itália, Hungria e a França.

No Reino Unido os consumidores vêm a aceitação de pagamentos sem contato e a velocidade de adoção pelos comerciantes como um fator de diferenciação. Já os Moscovitas elegem a comodidade de pagar o bilhete do metropolitano com o seu cartão MasterCard PayPass.

Em 2013 o número de transações sem contato com cartões MasterCard e Maestro na Europa triplicou e o volume gasto com essas transações aumentou quatro vezes. Chris Kangas, Responsável-máximo pelos Pagamentos Contactless da MasterCard na Europa conclui “Os utilizadores dizem-nos nas redes sociais que adoram este tipo de tecnologia e que querem mais! E o anúncio de hoje é o passo necessário para atingir um novo marco na tecnologia contactless”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor