Porto debate tecnologias associadas ao cancro da mama

InovaçãoProjetos

O INESC TEC recebe hoje, pelas 14 horas, a escola de verão MAP Breast que se destina à discussão e apresentação de tecnologias relacionadas com o cancro da mama. O evento termina na sexta-feira, 17 de julho.

Nesta ação, que decorre na sede do instituto (no Campus da FEUP, Porto), vão marcar presença cerca de 40 pessoas, nomeadamente 25 estudantes, docentes, cirurgiões, oncologistas, radiologistas e cientistas de computadores provenientes dos vários pontos do globo.

Ao longo da semana vão ser abordados tópicos referentes à ciência da computação, matemática, radiologia e cirurgia, sendo que, no último dia vão ser apresentados protótipos desenvolvidos pelos participantes e ainda os resultados de dois projetos europeus dedicados ao estudo do cancro da mama.

Adicionalmente, vão ser apresentadas tecnologias ligadas à reconstrução 3D da mama a partir de várias vistas a pacientes, modelo matemático para simulação do resultado estético, ferramenta de anotação clínica de cirurgia da mama, ferramenta para previsão do resultado cirúrgico num sistema multi-modal, ferramenta capaz de estimar a malignidade de nódulos em mamografias e sistema para deteção de achados em imagens de mamografia.

A MAP Breast é uma organização conjunta dos projetos europeus PICTURE (Patient Information Combined for the Assessment of Specific Surgical Outcomes in Breast Cancer) e VPH-PRISM (Personalised Predictive Breast CancerTherapy Through Integrated Tissue Micro-Structure Modeling), que vão ver os seus resultados divulgados na manhã de 17 de julho, a partir das 9 horas, até às 12 horas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor