Malware em aplicação ataca dispositivos Android

MobilidadeSegurança

O AdBlock Plus foi, durante muito tempo, uma aplicação bastante conhecida do Android. Um grupo de piratas informáticos usou, agora, a marca para espalhar um malware. O grupo de hackers conseguiu colocar no Google Play, loja de aplicações da Google, uma aplicação maliciosa que se fazia passar pelo software bloqueador de anúncios AdBlock Plus. O

O AdBlock Plus foi, durante muito tempo, uma aplicação bastante conhecida do Android. Um grupo de piratas informáticos usou, agora, a marca para espalhar um malware.

AndroidO grupo de hackers conseguiu colocar no Google Play, loja de aplicações da Google, uma aplicação maliciosa que se fazia passar pelo software bloqueador de anúncios AdBlock Plus.

O software, depois de instalado, ganhava acesso a alguns elementos mais pessoais do telefone do utilizador, como acesso às SMS e outros registos privados. A aplicação tem, também, a capacidade de alterar as configurações Bluetooth do dispositivo para permitir a ligação com outros aparelhos.

Este é mais um episódio que envolve a Google e a marca AdBlock Plus. No início do ano, as duas empresas envolveram-se numa polémica depois de a aplicação ter sido removida por motivos pouco claros, na opinião dos responsáveis da aplicação.

Atualmente, só é possível instalar o bloqueador de publicidades através de instalação paralela e não através do Google Play.

Nos últimos tempos, os casos de aplicações que violam as regras da Google e que conseguem chegar à loja têm ganho força.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor