Lenovo implementa maior supercomputador Intel do mundo no BSC

CloudData CenterInovaçãoProjetos

A fabricante chinesa anunciou, hoje, no International Supercomputing Conference (ISC2017), que terminou a implementação do MareNostrum 4 no Barcelona Supercomputing Center (BSC). O maior computador do mundo baseado em Intel é, também, o maior do centro da Catalunha.

O MareNostrum 4 será alojado no “data center mais bonito do mundo” na Chapel Torre Girona do Politécnico Universitário da Catalunha e será usado para pesquisa científica do genoma humano, bioinformática e biomecânica de previsão metereológica e composição atmosférica. 

“A entrega rápida, a instalação e otimização do sistema Marenostrum 4 em BSC mostra a força da informática de alto rendimento da Lenovo”, indicou Kirk Skaugen, presidente da Lenovo Data Center Group.

“Baseando-nos nos nossos 25 anos de história em informática de servidores x86 e na nossa posição número um em satisfação ao cliente x86 e fiabilidade, o nosso objetivo é ser a maior empresa de supercomputação do mundo, ajudando a resolver os maiores desafios através do rápido avanço da tecnologia e inovação”, acrescentou o executivo.

O sistema é alimentado por mais de 3400 nós de servidores de nova geração da Lenovo, com processadores escaláveis Intel Xeon conectados por mais de 60 quilómetros de cabos de rede de  alta velocidade com tecnologia Intel Omni-Path.

Este é o terceiro computador de alta performance (HPC) que a Lenovo instala no âmbito da Partnership for Advanced Computing in Europe (PRACE), o que de acordo com a fabricante, consolida a sua posição como a companhia de supercomputadores de mais rápido crescimento na Europa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor