Lançada aplicação baseada em Lisboa de Pessoa

AppsMobilidade

A aplicação “Lisbon by Fernando Pessoa”, produzida pela iClio, quer recriar o filme baseado na obra de Fernando Pessoa escrita em inglês “What the Tourist Should See in Lisbon”. Partindo de trechos do guia e de excertos de poemas do heterónimo Álvaro de Campos, “Lisbon by Fernando Pessoa” convida o utilizador a conhecer Lisboa pela

A aplicação “Lisbon by Fernando Pessoa”, produzida pela iClio, quer recriar o filme baseado na obra de Fernando Pessoa escrita em inglês “What the Tourist Should See in Lisbon”.

Fernando PessoaPartindo de trechos do guia e de excertos de poemas do heterónimo Álvaro de Campos, “Lisbon by Fernando Pessoa” convida o utilizador a conhecer Lisboa pela perspetiva do autor.

O projeto resulta de uma “joint venture” entre o realizador português, José Fonseca e Costa, e a produtora do documentário “Os Mistérios de Lisboa” e a iClio, promotora da marca “Just in Time Tourist”.

A aplicação móvel recorre à tecnologia GPS e, o áudio guia, parte da localização geográfica do utilizador, levando-o aos locais de Lisboa que Pessoa mais gostava. A aplicação tem em conta o tempo que o utilizador tem disponível e o modo como cada pessoa se movimenta.

“Lisbon by Fernando Pessoa” tem um mapa detalhado e indica ao utilizador a melhor forma de chegar a um determinado ponto, mesmo que este se desloque a pé ou de transportes públicos, ao mesmo tempo que informa sobre a história e cultura dos locais.

Alexandre Pinto, CEO da iClio, quis “tirar partido de um documentário produzido por um reputado e premiado realizador português e aproveitar a tecnologia premiada internacionalmente” para criar aquilo que diz não ser uma “aplicação «turística» habitual”. “A aplicação propõe uma experiência imersiva numa «outra» Lisboa, a de Fernando Pessoa, procurando ser uma extensão do documentário «Mistérios de Lisboa». O documentário agora pode ser experienciado, não só no cinema e sofá, mas na rua”.

A aplicação, mostra imagens dos locais a serem visitados e os turistas não têm de ler, uma vez que é tudo narrado. “Em Portugal, este conceito de uma aplicação associada a um filme/documentário é uma inovação, mas no mundo é a primeira vez que uma aplicação reproduz uma obra de um autor do século XX para utilização turística”, explica Alexandre Pinto.

Para a versão inglesa, o narrador escolhido foi Peter Coyote, vencedor de um Emmy e que participou no documentário. Para o CEO da iClio “não fazia sentido que a aplicação utilizasse outro”.

“Lisbon by Fernando Pessoa” está disponível para iPhone por 4,99 dólares. Para breve, será lançado uma série de 5 versões noutras línguas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor