Konica Minolta junta-se às startup-ups pioneiras em Viena

EmpresasNegócios

Pelo terceiro ano consecutivo, a Konica Minolta é um dos parceiros globais do Festival Pioneers, que se está a realizar , em Viena, Aústria. No decorrer do evento estará presente um dos quatro Centros de Inovação de Negócio (BIC) recentemente criado pela Konica Minolta, Inc. sob o mote “Inovação e o Poder de muitos”. A abordagem

Pelo terceiro ano consecutivo, a Konica Minolta é um dos parceiros globais do Festival Pioneers, que se está a realizar , em Viena, Aústria. No decorrer do evento estará presente um dos quatro Centros de Inovação de Negócio (BIC) recentemente criado pela Konica Minolta, Inc. sob o mote “Inovação e o Poder de muitos”. A abordagem dos BIC é envolver a comunidade, nomeadamente as start-ups, para a co-criação. Para realçar este modelo, hoje, o Bic Europa anunciou o investimento em mais de 10 milhões de euros no financiamento de start-ups, nos próximos dois, três anos.

PioneersFestival

Todos os anos, o Festival Pioneers – um dos mais importantes festivais tecnológicos da Europa – recebe cerca de 2500 participantes. O evento reúne start-ups europeias, empresas estabelecidas no mercado e investidores. Através do apoio das start-ups, a Konica Minolta ajuda os jovens empreendedores a colocar em prática as suas ideias de negócio inovadoras, diz a empresa em comunicado enviado à imprensa. A Konica Minolta não só promove e apoia as start-ups, mas através do intercâmcio e do networking com estes jovens, também beneficia de novos estímulos, ideias e inovações.

“Inovação e o Poder de muitos”

Aliás, a empresa advoga que o compromisso a longo-prazo para a inovação da Konica Minolta desempenha um papel chave em toda a estratégia da marca. “A nossa visão é desenvolver produtos inovadores, que revolucionarão o mercado. É por isso que enfrentamos uma fantástica e mudança radical. A nossa empresa, cujas raízes são impressoras, está a envolver a comunidade e as start-ups com o objectivo de criar inovações numa base comum. Esta é uma mudança radical – de produtos exclusivos do proprietário para produtos criados em conjunto. É por isso que o nosso mote é “Inovação e o Poder de Muitos”. Para o futuro estamos a considerar estes modelos de co-criação” – disse Dennis Curry, director do BIC Europa, situado em Londres.

Este é um dos quatro BIC já estabelecidos pela Konica Minolta em cada um dos quatro mercados chave – América do Norte, Europa, Asia e Japão – para desenvolver novos negócios e, assim, responder às necessidades dos clientes e dos mercados.

As start-ups chegam às empresas: uma mais valia para ambas

“As start-ups lucram bastante com a colaboração com as empresas já estabelecidas no mercado, como a Konica Minolta”, comentou Curry. “Nós possuímos recursos, redes e conhecimento. Ser nosso parceiro significa ter um papel importante na concepção do futuro e obter o acesso priveligiado à indústria do conhecimento da Konica Minolta. Os nossos parceiros têm acesso ao nosso líder de Pesquisa e Desenvolvimento (R&D), incluindo os nossos cientistas de primeira linha e engenheiros por todo o mundo”.

Assim, as start-ups, em particular, conseguem acelerar a introdução dos seus novos produtos no mercado através dos fornecedores e canais de venda. Desta forma, aceleram o retorno sobre o investimento feito, tal como o crescimento da empresa. “O objectivo da Konica Minolta é atrair os melhores talentos europeus a partir das start-ups. Para criar esta mais valia para ambos, precisamos de plataformas com as quais as empresas e as start-ups se possam conhecer e relacionar. No fundo, o Festival Pioneers é essa mesma plataforma, o que nos faz apoiá-lo desde a sua fundação”, sublinha Curry.

A primeira parceria estratégica da Konica Minolta é a start-up austríaca Wikitude. Hoje, a Konica Minolta anunciou a sua primeira intenção de apoiar e investir na empresa, que é uma pioneira no campo da tecnologia móvel de realidade aumentada (AR). A start-up Wikitude ganhou vários prémios em soluções AR para smartphones, tablets e tecnologias de visualização portátil. “Quando uma multinacional como a Konica Minolta se envolve numa parceria dedicada à realidade aumentada, as possibilidades são enormes. Enquanto nós na Wikitude forneceremos uma nova tecnologia, experiência e visão, será a presença da Konica Minolta no mercado e a sua rede de negócios a potenciar a nossa missão no mundo empresarial”, comentou Martina Herdina, CEO da Wikitude.

Comunidade de Parceiros de Tecnologias de Ponta

O pensamento de co-criação está a ser suportado pela “Comunidade de Parceiros de Tecnologia de Ponta”, que o BIC Europa está a lançar hoje. Esta é uma ferramenta de toda a Europa para estabelecer novas parcerias e desenvolver inovações em conjunto com estes parceiros. O objetivo da comunidade é a colaboração online, isto é, especialmente as Sessões de Networking de Tecnologias de Ponta (LENS), tal como no decorrer de eventos para clientes ou start-ups, como é o caso do Festival Pioneers. Este é um local para transmissão de conhecimentos e da própria comercialização das ideias e de protótipos. Qualquer pessoa com uma ideia pode juntar-se à comunidade e candidatar-se ao financiamento. As ideias mais promissoras serão sujeitas a um investimento formal, que consiste em 5 pontos de avaliação, que a Konica Minolta usa para filtar a viabilidade das ideias de negócio. O enfâse está na co-criação e em trabalhar em conjunto em vários campos para acelerar a realização de um modelo de todo o conceito. Os campos tecnológicos relacionados são locais de trabalho digitais, negócios de saúde, automação e tecnologias de negócio.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor