Kaspersky Lab lança previsões para os próximos trinta anos

InovaçãoSegurança
0 0 Sem Comentários

Esse não é o tipo de relatório a que estamos habituados da empresa de segurança Kaspersky Lab, mas é certamente interessante. A marca anunciou o lançamento do Earth 2050, um projeto multimédia interativo que acumula previsões sobre evoluções sociais e tecnológicas para os próximos 30 anos.

A Kaspersky Lab associou-se com futurologistas, como Ian Pearson, acrescentou a visão do futuro de seus próprios pesquisadores e conversou com artistas e cientistas para desenvolver uma visão realista do futuro não tão distante. Os utilizadores podem ajudar a moldar essa visão do futuro estudando mais de 200 previsões online e são convidados a enviar as suas visões para inclusão no site do Earth 2050.

A empresa quer entender como será o mundo e os desafios que irá trazer. Por exemplo, se todas as nossas vidas forem digitalizadas, como lidaremos com a privacidade? Se as pessoas tiverem todos os seus dispositivos implantados internamente e os seus dados na nuvem, como protegeremos esses dados? E, uma questão importante para a Kaspersky Lab: se não houver mais endpoints, o setor mudará mais rápido para o fornecimento de soluções de segurança que se adaptarão às situações dos clientes, independente do dispositivo que eles usem a qualquer momento?

“Todas as previsões que podem ser encontradas sobre o Earth 2050 poderiam tornar-se realidade em apenas algumas décadas. Para nós, o Earth 2050 não é apenas um exercício criativo”, adianta Andrey Lavrentyev, Chefe do departamento de pesquisa em tecnologia da Kaspersky Lab.  O excutivo refere que os especialistas da empresa têm combatido o crime virtual nos últimos vinte anos e observado a evolução das ameaças, podendo partilhar o seu conhecimento e especialização. “Embora as invenções possam ser incríveis – como os carros sem condutor, a infraestrutura inteligente e a capacidade de partilhar dados médicos imediatamente entre médicos do mundo todo – ainda são capazes de nos derrubar. Cada uma delas envolve todo um novo mundo de oportunidades que os criminosos virtuais podem explorar.”

No momento, o Earth 2050 contém previsões para 80 cidades em todo o mundo. Os utilizadores podem selecionar qualquer uma dessas cidades, e as previsões aparecerão no mapa. O portal é dividido em três categorias de tempo: 2030, 2040 e 2050, cada uma contendo previsões de pessoas que são especialistas conhecidos nos seus campos de atuação. Por exemplo, os utilizadores podem explorar as ideias de Ian Pearson e vários especialistas da Kaspersky Lab sobre o que o futuro nos reserva.

O fórum não se limita a previsões por escrito. O Earth 2050 também contém 12 panoramas dotados de realidade virtual de cidades como Manaus, Barcelona e Shanghai, assim como ilustrações de diferentes artefatos do futuro. Os utizadores têm uma visão de 360º de como as cidades do futuro poderão funcionar. Será que vamos conseguir ajustar a aparência de cada pessoa que encontrarmos na rua? Vamos inventar um vestido que mude de estilo? Os carros sem condutor em cidades inteligentes são o futuro do negócio dos táxis? Vamos ver anúncios enquanto dormimos? Essas perguntas são apenas um vislumbre do que o utilizador pode encontrar no site.

Ao preencher um formulário de feedback específico, os visitantes podem incluir as suas próprias ideias no portal, que serão publicadas se forem aprovadas após análise da equipa editorial. Os utilizadores podem discutir as previsões existentes e também contribuir, partilhando as suas previsões. Novos conteúdos dos especialistas, além de previsões compiladas de diversas fontes, aparecerão com frequência no site.

“Ainda esperamos ver muitos outros nomes no portal e incentivamos os nossos utilizadores e os visitantes do site a enviar-nos as suas ideias mais loucas sobre como será o futuro”, concluiu Lavrentyev.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor